Prefeitura

Resultado da Pesquisa

Covid19

 

Resultado com o termo:

Total Encontrado: 256

Aumenta número de pacientes manauaras em UTI

27/01/2021

Imagem: Ilustrativa

 

Aumenta número de pacientes manauaras em UTI

 

Subiu para 10 o número de pacientes manauaras na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Segundo a direção do Hospital Regional, entre esses pacientes, apenas um está em situação mais crítica, os outros nove estão estáveis ou apresentando melhoras no quadro geral. O restante dos pacientes está na enfermaria, com quadro de estabilidade ou apresentando melhoras significativas. O HR continua o trabalho para manter as famílias dos pacientes informadas sobre o quadro médico de cada um. Os pacientes manauaras foram recebidos no Hospital no último domingo (24) e seguem em alas de enfermaria e UTI totalmente isoladas, sendo acompanhados por equipes específicas.


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

27/01/2021


Pacientes de Manaus têm piora de quadro clínico

26/01/2021

Foto: Arquivo/PMU

 

Pacientes de Manaus têm piora de quadro clínico

 

A direção do Hospital Regional (HR) informou, na manhã desta terça-feira (26), que dos 18 pacientes manauaras internados, desde domingo, em Uberaba, oito evoluíram clinicamente de forma negativa e se encontram na Unidade de Terapia Intensiva. Ontem (25), o diretor técnico do HR, Diego Amad, já havia informado que eles estavam com perfil para UTI, visto o avanço da doença e a piora do quadro. Segundo ele, alguns pacientes estão com mais de 90% do pulmão comprometido devido à doença. Dois dos pacientes foram intubados ontem, sendo um homem e uma mulher, de 44 e 48 anos, respectivamente. Os outros seis que estão na UTI se encontram com quadro clínico estável. Em relação aos outros 10, alguns já se encontram com respiração ambiente e saturação acima de 93%, o que dá uma boa perspectiva. Todos os 10 estão estáveis. Familiares - Os familiares de 14 pacientes estão recebendo informações diretamente da Assistência Social do hospital. No entanto, de outros quatro pacientes a equipe tem encontrado dificuldades. “Os pacientes não lembram o número e o que está registrado na ficha...


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

26/01/2021


Município receberá R$ 30 mil de TAC para compra de EPIs a profissionais da Saúde

26/01/2021


Pacientes de Manaus estão em área isolada no Regional

25/01/2021

Foto: André Santos/PMU

 

Pacientes de Manaus estão em área isolada no Regional

 

Os 18 pacientes manauaras que chegaram a Uberaba, ontem (25), seguiram do aeroporto direto para o Hospital Regional (HR). O local agora é restrito e exclusivo para pacientes com Covid-19. Todos foram submetidos a coleta de material para exame de sequenciamento genético para definir qual a cepa do vírus. O material seguiu para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Segundo o diretor técnico do HR, Diego Amad, dos 18 pacientes, oito estão com perfil de UTI, ou seja, se encontram em estado de alerta, visto as condições clínicas e o avanço da doença. “Alguns chegaram com raio x na mão, mas o exame correto é a tomografia, por isso, todos foram submetidos a este exame. Medicamentos mais adequados ao tratamento também foram inseridos. Durante a noite, observamos que oito pacientes estão em condições clínicas mais preocupantes. Temos que aguardar a evolução do quadro, que pode mudar a qualquer momento. Pelo número de pacientes, que aumentou de 12 para 18, separamos duas alas exclusivas para que  não haja nenhum contato com...


Comitê se reúne e discute pontos que constarão no novo decreto

25/01/2021


1.668 doses da vacina já foram aplicadas em Uberaba

25/01/2021


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

23/01/2021


Prefeita pede colaboração de empresários e representantes religiosos no enfrentamento à Covid-19

12/01/2021

Foto: André Santos/PMU

 

Prefeita pede colaboração de empresários e representantes religiosos no enfrentamento à Covid-19

 

Representantes do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sinhores) e empresários da área de eventos se reuniram, no início da noite desta terça-feira (12), com a prefeita Elisa Araújo, na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi montado o gabinete itinerante. Eles vieram a convite da Administração Municipal, mediante sugestão do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, para dialogar sobre medidas que visam reduzir a aglomeração nos locais de lazer. “Estamos em plena segunda onda e isso não é só em Uberaba, infelizmente é em todo Brasil. Precisamos segurar essa onda. Assumi o governo e estamos colhendo os reflexos das festas do fim de ano. Uberaba tem uma importância regional, pois atende cerca de 780 mil pessoas que compõem os municípios do Triângulo Sul”, destacou a prefeita ao abrir a reunião. Ela acrescentou ainda que busca, pela via do diálogo, um entendimento mútuo para contribuir com a luta no combate à propagação da doença. Os representantes agradeceram a atenção e o comprometimento da nova gestão com o...

 


Comitê de Enfrentamento à Covid-19 debate ações para conter aumento de casos

11/01/2021


Novo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realiza primeira reunião

04/01/2021

Foto: André Santos/PMU

 

Novo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 realiza primeira reunião

 

O Comitê Técnico Científico de Enfrentamento à Covid-19 realizou, na noite desta segunda-feira (04), a primeira reunião para reconhecimento das ações que já foram e estão sendo implementadas sobre os impactos do novo Coronavírus em Uberaba. Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos, entre eles, o volume de testagem, monitoramento e divulgação diária do Boletim Epidemiológico e também a necessidade de um plano municipal para a volta às aulas, com protocolos de acesso e levantamento sanitário. A prefeita, Elisa Araújo, lembrou que o Estado já possui um plano que prevê a retomada das atividades escolares em março, mas ressaltou a necessidade de um plano local. "Vamos traçar um plano, no qual serão analisadas todas as particularidades e desafios para a retomada das aulas, de forma segura para toda a comunidade escolar, no momento oportuno”, disse. Ainda durante a reunião, ficou acordado entre os membros do Comitê que, nos próximos dias, um plano de organização para imunização dos uberabenses será criado, assim que a vacina contra à Covid-19 estiver disponível. 


Uberaba mantém estabilidade dos indicadores da Covid

22/12/2020


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

22/12/2020


Artistas do Circo do Povo realizam nova intervenção contra a Covid-19

14/12/2020


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

10/12/2020


Uberaba tem nova queda na taxa de ocupação de leitos de UTI e enfermaria para Covid

07/12/2020


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

07/12/2020


Monitoramento diário - Combate ao Coronavírus - Covid-19

30/11/2020


Uberaba realizou mais de 12 mil testes via drive-thrus até esta sexta-feira

13/11/2020

Campanha de Multivacinação e imunização contra a poliomielite e sarampo seguem até dia 20

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Departamento de Vigilância em Saúde, reforça o chamado para a população buscar a unidade de saúde mais próxima de casa para atualizar a caderneta de vacinação. Três campanhas acontecem em Minas Gerais até o dia 20 de novembro com esse objetivo: a Campanha de Multivacinação 2020 para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos de idade; a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em crianças de 12 meses a menores de cinco anos de idade; e a Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo para pessoas de 20 a 49 anos de idade.

 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Uberaba, até esta sexta-feira (13), 7.361 crianças receberam o reforço contra a poliomielite, o que representa 49% do público alvo de Uberaba. Já na Campanha de Multivacinação, foram imunizadas 8.830 crianças e adolescentes, 21,5% do público alvo, enquanto 14.312 pessoas foram vacinadas contra sarampo. O que representa 9,79% do público na devida faixa etária.

 

O diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, destaca que as Campanhas são um chamado para que as pessoas mantenham em dia a caderneta de vacinação para garantir a proteção contra doenças imunopreveníveis. “As vacinas estão disponíveis o ano todo nas unidades de saúde de Uberaba. Basta procurar a mais próxima, com o cartão de vacina, cartão SUS e documento do adulto ou criança”, destaca Robert.


Comitê delibera sobre retomada de cinemas e outros segmentos de entretenimento

13/11/2020


Prefeitura readequa quantidade de leitos para Covid no Hospital Regional

10/11/2020

Prefeitura readequa quantidade de leitos para Covid no Hospital Regional

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  readequou esta semana o volume de leitos disponibilizados no Hospital Regional José de Alencar para internações por Covid-19. Reduziu-se 20 leitos de terapia intensiva para a doença no Hospital Regional, passando de 60 para 40 leitos, e direcionaram 33 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes não-Covid dentro do hospital.

 

O motivo foi a baixa ocupação de leitos de UTI para a doença, de maneira constante e sustentada, nos últimos meses, bem como queda progressiva da taxa de transmissibilidade no município, o R0, que atualmente em Uberaba é de 0,77. Conforme o médico intensivista e coordenador da Regulação Municipal, Raelson Batista, a baixa ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria também influenciou na decisão.

 

“É fato: desde quando começou o processo de internação, nunca tivemos em momento algum, índices de ocupação de leitos acima de 50%. Com todo esse cenário, a Secretaria Municipal Saúde de Uberaba tomou a decisão de rever a disponibilidade de leitos para a Covid após estudos e começou a disponibilizar leitos a mais para atendimento de outras doenças não-Covid”, explica o médico. Assim, a taxa relativa de ocupação dos leitos sofre uma pequena alteração até nova alteração que seja requerida e/ou necessária


Noventa por cento dos testes via drive-thrus em Uberaba deram negativo

10/11/2020

Noventa por cento dos testes via drive-thrus em Uberaba deram negativo

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, já realizou 11.301 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus até esta segunda-feira (9), sendo que 90% dos resultados foram negativos (10.196), enquanto apenas 10% deram positivos (1.105). Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, além dos drives, os testes são feitos no C-Covid e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que realizam os testes para transferência e atendimento de casos mais graves.

 

“Caso a pessoa apresente sintomas, ela pode ir a qualquer unidade de saúde próxima de sua casa para agendamento no C-Covid que fica na URS São Cristóvão”, explica Robert. Ele reforça que qualquer pessoa que tenha piora do quadro de síndrome gripal deve procurar imediatamente avaliação médica, lembrando que o C-Covid ou Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19, funciona desde o início de agosto na retaguarda da Atenção Básica, atendendo pacientes sintomáticos não graves. Já as UPAs são porta de entrada para atendimento a pacientes em situação de urgência.

 

Testes rápidos. A testagem via drive-thrus pode ser agendada para qualquer pessoa acima de dois anos de idade no portal Saúde Ativa, pelo link www.uberabacontracovid.com.br. A pessoa deve apresentar sintomas de síndrome gripal, como tosse, febre, dor de cabeça, coriza, diarréia, dor abdominal, perda de olfato ou do paladar ou ter tido contato próximo com caso positivo há mais de dez dias e menos de 30. É preciso apresentar comprovante de residência, documento com foto ou certidão de nascimento para realizar a testagem. Caso a pessoa atrase ou não compareça no dia e hora marcados, ela perderá a vez. O resultado será encaminhado para o e-mail informado no momento do cadastro.


Mais de 92% dos casos positivos para Covid-19 em Uberaba já foram curados

03/11/2020

Mais de 92% dos casos positivos para Covid-19 em Uberaba já foram curados

 

Em análise da evolução da pandemia do coronavírus no Município de Uberaba nos últimos dois meses, o secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que mais de 92% das pessoas que testaram positivo para Covid-19 já está recuperada. O dado representa mais de 8 mil pessoas que tiveram exposição ao vírus e mais de 7.400 recuperados, explica o secretário, que destaca que números de Uberaba apontam para estabilidade da pandemia no Município.

 

“Tomamos como base quatro indicadores importantíssimos nesse controle e avaliação da pandemia. Nós tivemos o R0, que é a taxa de transmissão caindo abaixo de um, chegando a 0,8. Isso quer dizer que estamos no movimento decrescente de atividade de transmissão da doença no município de Uberaba e isso reflete principalmente na taxa de ocupação de UTIs e de enfermarias, que tiveram queda brusca nas últimas semanas”, aponta o secretário.

 

 


Uberaba já testou mais de 10 mil pessoas para Covid-19 via drive-thrus

03/11/2020

Uberaba já testou mais de 10 mil pessoas para Covid-19 via drive-thrus

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, já realizou 10.230 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus até esta terça-feira (3). Destes, foram 9.182 resultados negativos, que representam 90% dos testes realizados via drive-thrus segundo o balanço apresentado pela Secretaria de Saúde. Outros 1.048 testes tiveram resultado positivo.

 

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura os números mostram que o exame está sendo bem aceito pela população e a procura têm sido positiva. “Lembramos que qualquer pessoa pode agendar para realizar o exame no portal Saúde Ativa, no link www.uberabacontracovid.com.br, desde que se enquadre nos critérios, como apresentar sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30”, ressalta Robert.

 

 


Uberaba já realizou quase 6 mil testes rápidos via drive-thrus

08/10/2020

Uberaba já realizou quase 6 mil testes rápidos via drive-thrus

 

Balanço da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, mostra que já foram realizados 5.827 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus, dentro do Plano de Testagem Municipal Qualificado. Segundo os números divulgados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, até esta quinta-feira (08) foram 5.247 resultados negativos e 580 positivos.

Pedestres também podem agendar para realizar o exame em um dos três pontos disponíveis, desde que preencham os requisitos solicitados durante o cadastro no portal Saúde Ativa (www.uberabacontracovid.com.br).

Lembrando que é preciso apresentar sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30. Caso a pessoa atrase ou não compareça, ela perderá a vez.

São três pontos de realização: Universidade de Uberaba (Uniube), Avenida Nenê Sabino, 1801; Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) com entrada pela Rua José João Naves, no Abadia; e Praça do Quartel, entrada pela Avenida Lucas Borges.

A pessoa precisa apresentar comprovante de residência, documento com foto ou certidão de nascimento para realizar a testagem. O resultado será encaminhado para o e-mail informado no momento do cadastro. O site foi desenvolvido pela Codiub - Inteligência Digital para publicações de informações oficiais referentes à pandemia de coronavírus no Município.

 


Doações recebidas pela Prefeitura estão no “Painel Transparência Covid-19”

01/07/2020

Imagem: Ilustrativa

 

Doações recebidas pela Prefeitura estão no “Painel Transparência Covid-19”

 

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Uberaba tem contado com a solidariedade e parceria de diversas empresas e uberabenses na forma de doações. São diversos itens, como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), para auxiliar no trabalho dos profissionais de saúde e materiais de limpeza e desinfecção de ambientes para conter a disseminação da doença no Município. Para deixar as informações explícitas de maneira clara e transparente para a população sobre o direcionamento destes produtos, um balanço com todos os itens doados, empresas parceiras e instituições beneficiadas pelas doações está disponível no “Painel Transparência Covid-19”, dentro do Portal Saúde Ativa, criado pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Controladoria Geral, Secretarias de Saúde, Administração e Fazenda e da Codiub – Inteligência Digital. O titular da Secretaria de Saúde, Iraci de Souza Neto, destaca que as doações são um reforço importantíssimo para o trabalho dos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da pandemia de Coronavírus/Covid-19. Segundo ele, duas ações têm sido essenciais nesses tempos de pandemia: “Uberaba Solidária” e “Juntos por Uberaba”.


Agendamento online vai proporcionar testes rápidos de Covid-19 aos idosos

29/06/2020


Pesquisa do Ibope apresenta um resultado positivo para Covid, mas paciente já era acompanhada pela SMS

25/06/2020


‘Observatório Covid-19 Uberaba’ é integrado ao Portal ‘Saúde Ativa’

24/06/2020

Imagem: Ilustrativa

 

‘Observatório Covid-19 Uberaba’ é integrado ao Portal ‘Saúde Ativa’

 

O site ‘Observatório Covid-19 Uberaba’ foi integrado ao Portal ‘Saúde Ativa’ da Prefeitura Municipal de Uberaba. O Observatório é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba com pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O intuito é apresentar gráficos e projeções embasadas em análises científicas para auxiliar os gestores públicos da cidade nas tomadas de decisão. O secretário de Saúde, Iraci de Souza Neto, explica que a integração faz parte da preocupação do Poder Público em dar total transparência a todas as atividades feitas para o enfrentamento da pandemia do Covid-19. As estatísticas levantadas são ainda, diz ele, um dos eixos principais no planejamento de enfrentamento a pandemia. “Essa parceria com a disciplina de matemática da Universidade Federal Triângulo Mineiro e toda sua equipe, coordenada pela professora Michele Maldonado, foi muito importante. 



1   2   3   4   5   6   7   8   9  

Página: 4 de 9

Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub