WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/02/2010 - Mais de 39 mil imóveis foram visitados este ano no controle da dengue

Mutirões de limpeza totalizam retirada de 153 caminhões de materiais que acumulam água

Balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, das ações realizadas no período de 04 de janeiro a 05 de fevereiro, apontam que 39.684 imóveis foram visitados pelos agentes e outras 296 visitas aconteceram em pontos estratégicos, ou seja, ferros velhos, grandes borracharias, clubes desativados.

Ainda segundo o relatório, em ciclos quinzenais, 157.950 kg de pneus foram coletados em borracharias cadastradas. Neste período foram fabricadas 36 tampas de caixas d’água e 117 colocadas. Já através de denúncias no telefone da Zoonoses, 343 solicitações foram atendidas.

Além dos trabalhos de rotina em andamento, outras ações foram intensificadas como a divulgação com som volante nos bairros prioritários, Ultra Baixo Volume, mais conhecido como fumacê, em locais com suspeitas de dengue, sendo que este circula em cerca de nove quarteirões em um raio a partir do imóvel do paciente, mobilização de todos os agentes do ESF – Equipes de Saúde da Família em toda área de cobertura e mutirão de limpeza com intensificação aos sábados, onde já foram retirados 153 caminhões de materiais que acumulam água em 41.259 mil imóveis visitados.

Concomitantes com essas ações, trabalhos voltados à educação em saúde e mobilização social estão sendo desenvolvidos em parcerias com empresas privadas, palestras, reuniões técnicas, panfletagens e visitas domiciliares.

Vale ressaltar que o último LIRAa – Levantamento de Índices de Infestações do Aedes Aegypti, que é uma pesquisa amostral da presença do mosquito, colocou Uberaba em médio risco, ou seja, estado alerta, com 2,8%. Isso quer dizer que em cada 100 locais pesquisados, praticamente três mostraram focos da dengue. Sendo assim, a SMS conclui que não se pode dizer que algum lugar da cidade está livre do mosquito e, portanto, todos devem cuidar dos seus imóveis para evitar a doença.

Atualmente, Uberaba conta com 179 casos confirmados e 615 notificados.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar