WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/11/2021 - Ação educativa da Vigilância Sanitária contra a Covid já visitou mais de mil estabelecimentos comerciais

Trabalho de alerta desenvolvido por equipes da Vigilância Sanitária, que busca o controle de surto de Covid-19 em Uberaba, já resultou na visita de 1.164 estabelecimentos comerciais, de maio a outubro, nas principais vias da cidade. A ação é orientada por mapas de calor e as equipes percorrem esses pontos, batendo de porta em porta.

“O objetivo dos agentes é atuar preventivamente, a princípio. Eles passaram a percorrer as principais vias após o surgimento de surtos em lojas do Centro. Nestes casos, a Vigilância chegou à interdição temporária para implantação ou reforço dos protocolos de biossegurança, sanitização e outras providências decorrentes da constatação de surto”, informou a chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Bizinoto. Considera-se surto a ocorrência de dois ou mais casos no ambiente de trabalho comum aos contaminados.

“No início, nós percorremos essas unidades do comércio aos sábados e domingos, quando foi criada a barreira sanitária pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. Hoje, nós continuamos com o trabalho aos sábados”, informou a agente sanitária Marcília Cristina Pereira Gomes.

A frequência das visitas ao comércio acompanha também o comportamento da pandemia, observando os índices levantados semanalmente pela Diretoria de Vigilância em Saúde.

“Por determinação do Governo, passamos a insistir nos cuidados básicos, como uso de máscaras, álcool em gel e lavagem das mãos, principalmente. Além disso, entregamos um ofício com instruções aos proprietários”, disse José Eurípedes da Silva, também agente sanitário.

Nos últimos dias, o alvo do trabalho dos agentes tem sido as quadras e campos de futebol. Para a eficiência, as visitas nestes locais serão feitas inclusive à noite.

A recomendação aos agentes é reforçar que, embora a vacinação tenha avançado, atingindo mais de 70% da população com a segunda dose ou dose única de imunizantes, a vacina é mais um importante item de defesa, mas a prevenção continua.

Nas visitas, os agentes identificam, por meio de rápida pesquisa, se houve casos e quantos nos últimos 30 dias, além da verificação de casos de síndrome gripal. Os relatórios gerados são entregues semanalmente à chefia do Departamento de Vigilância Sanitária da SMS.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar