Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo Portal da Transparência

Saúde

23/10/2021 - Saúde Bucal agenda atendimentos odontológicos eletivos com cuidados sanitários

A rede de Saúde Bucal do Município, a exemplo do que ocorre em todo o Estado, mantém o agendamento com medidas de biossegurança nos atendimentos eletivos odontológicos, retomados desde junho, após suspensão em função da pandemia da Covid-19. É o que informa a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Márcia Helena Destro Nomelini.

 

Os atendimentos são agendados seguindo orientação da Secretaria Estadual de Saúde, que estabeleceu critérios de risco. “As pessoas já vacinadas vão passar por avaliação de risco, feita pelo cirurgião-dentista, que vai verificar a condição de saúde bucal desse paciente, se ele tem alguma doença sistêmica, se já pode receber atendimento odontológico. Uma das recomendações é evitar aglomeração nas salas de espera, por isso o agendamento”, explica Nomelini.

 

Estão liberados todos os procedimentos odontológicos, o que inclui restaurações, extrações, tratamentos de gengiva, periodontia, tratamento reabilitador e preventivo, manutenção, avaliação de câncer de boca. Basta o profissional dentista fazer a avaliação do paciente de sua respectiva área de abrangência e o agendamento na unidade de atendimento.

 

As urgências odontológicas continuam sendo atendidas. Acontecem sempre no primeiro horário (7h, 13h e 16h), para maior conforto do paciente, evitando-se a espera. “Nesse caso, de sintomatologia dolorosa, o cirurgião-dentista vai avaliar e retirar a dor. Se for necessário, ele vai solicitar alguns exames, como raios-x, e agendar novo horário para continuidade de avaliação e diagnóstico, ou tratamento restaurador, ou mesmo cirurgia.

 

Nomelini alerta também que os pacientes com sintomas gripais devem passar primeiro por atendimento médico e depois pelo odontológico. Pacientes agendados para atendimento odontológico serão procurados por telefone pelas auxiliares de saúde bucal ou pelo dentista para um telemonitoramento.

 

A intenção é investigar sintomas gripais, como febre, se há familiar positivo para Covid-19, ou se houve contato com alguém positivo. Os profissionais vão atuar de forma preventiva, reagendando os casos suspeitos.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub