WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/04/2009 - Secretaria de Saúde prepara medidas preventivas contra gripe suína durante Expozebu

Notícia divulgada nos últimos dias pela imprensa nacional chama a atenção da Secretaria Municipal de Saúde, no sentido de prevenção: a gripe suína. Nos próximos dias delegações de diversos países, inclusive México e Estados Unidos que registraram um maior número de casos da doença, estarão na cidade para uma das maiores festas zebuínas do mundo, a Expozebu. Para isso, na próxima quinta-feira, dia 30, o secretário de Saúde, Valdemar Hial, juntamente com membros da pasta, irá se reunir com a Gerência Regional de Saúde para definir estratégias conjuntas de trabalho.
 

“Nós estamos atentos e em contato direto com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde, a fim de que estejamos sempre a par no que está acontecendo em nível nacional. Evidente que essa vigilância que está sendo feita nos portos e aeroportos do país é o mais importante. O que não se pode é criar pânico na população, qualquer caso que seja diagnosticado no Brasil, nos será comunicado”, opina Hial.
 

Ainda de acordo com informações da SMS, a secretaria já entrou em contato tanto com a ABCZ quanto com o Aeroporto da cidade, e um grupo da seção epidemiológica, que contará com uma enfermeira e um tradutor, ficará disponível para conversar com os visitantes estrangeiros e pedir que diante de qualquer sintoma da influenza suína, comuniquem imediatamente o sistema de saúde da cidade para que medidas cabíveis sejam tomadas.
 

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Em geral, este vírus não infecta o homem, no entanto, existem registros de transmissão pontual do vírus para os seres humanos. O vírus da influenza suína é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas. Segundo a OMS, Organização Mundial de Saúde, não há registro de transmissão da influenza suína para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados.
 

O Ministério da Saúde adverte aos viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, do México ou Estados Unidos e que apresentem o seguinte quadro clínico: febre alta repentina, superior a 39ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional o seu roteiro de viagem.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar