WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

24/02/2021 - Alteração do Plano de Contingência é discutida com hospitais

Documento reduz a porcentagem de alerta de saturação do Hospital Regional visando a abertura de leitos Covid no hospital Mário Palmério, que é a unidade de retaguarda 1, no enfrentamento à doença

O secretário de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo, reuniu-se, na tarde de hoje (24), com representantes de todas as unidades hospitalares de Uberaba. A pauta de discussão foi a alteração do Plano de Contingência e reforço no pedido para que não seja feita nenhuma cirurgia eletiva. Os números da Covid-19 justificam as medidas adotadas, conforme informou o secretário, visto a necessidade de garantir mais leitos disponíveis para pacientes suspeitos e positivos da doença.

O Plano de Contingência municipal no âmbito hospitalar continuará tendo cinco fluxos. A alteração que está em andamento diz respeito ao fluxo 5, que altera de 90% para 70% o alerta de saturação do hospital de referência SUS para a doença, que é o Hospital Regional. Ou seja, a partir da oficialização da alteração, no momento em que a saturação de leitos do Hospital Regional chegar a 70%, o Plano de Contingência é ativado, e a regulação acionará o hospital de retaguarda 01, que é o Hospital Universitário Mário Palmério.

Transferências - Dentro do fluxo, ao acontecer a saturação do HR, o Mário Palmério passa a direcionar pacientes não Covid para outras unidades hospitalares, liberando seus leitos para pacientes positivos Covid. Este fluxo de transferência de pacientes não Covid pode acontecer a qualquer momento – visto os números de ocupação de leitos do HR - e, para isso, um plano de transferência também está sendo elaborado para garantir a segurança clínica dos pacientes e a continuidade de seu tratamento.

“Não vamos ficar esperando chegar a 90% de saturação no Hospital Regional para agir. Temos que entender que os números positivos da doença estão altos e óbitos estão acontecendo. Reduzir o alerta de início do processo para quando atingir 70%, nos dará tempo para fazer as transferências necessárias, com o cuidado que a situação requer”, destacou Bóscolo, lembrando ainda que os cientistas apontam que as novas variantes do vírus Sars-Cov-2 são mais rápidas na transmissibilidade e no agravamento da doença, por isso todos os cenários foram levados em conta.

Ainda na reunião, o secretário voltou a lembrar que é preciso que todas as unidades hospitalares respeitem o decreto e não façam, sob hipótese nenhuma, cirurgias eletivas. Ele lembra que as cirurgias ambulatoriais – ou seja, aquelas que não ocupam leitos – estão permitidas.

Também foi solicitado que a rede privada, quando saturada, solicite no SisReg leito para transferência do paciente, anexando a informação de que buscou em outras localidades do convênio o leito, mas não obteve êxito. Esta é uma questão burocrática, mas que precisa ficar registrada.

Desdobramentos - Importante destacar que acionado o Plano de Contingência, pacientes não Covid vão para os hospitais de Clínicas e Hélio Angotti. “Estamos dando ciência aos hospitais, pois caberá a todos desempenharem seus papéis para atender o Plano. E, mais que isso, ajudar no enfrentamento desta doença, possibilitando o atendimento dos cidadãos que precisarem do suporte hospitalar, tanto Covid quanto não Covid. Essa é nossa missão neste momento”, disse Bóscolo.

Finalizadas as alterações, o documento será publicado no Porta-Voz e encaminhado para as unidades hospitalares. O secretário afirmou que assim que for necessário dar início ao fluxo 5, todos serão imediatamente alertados e informados sobre o plano de transferência de pacientes, que também já está sendo elaborado.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar