Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Saúde

23/01/2021 - Pacientes do Regional são transferidos para outros hospitais

Com a definição de Uberaba em acolher 12 pacientes de Manaus com Covid-19 foi iniciada, na manhã deste sábado (23), uma força-tarefa envolvendo hospitais credenciados ao SUS, SAMU, Corpo de Bombeiros e equipes técnicas da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para a transferência de pacientes não Covid do Hospital Regional para outras unidades hospitalares.

O primeiro hospital a receber pacientes não Covid foi o Hélio Angotti. Os outros pacientes serão transferidos para demais unidades hospitalares, conforme a Regulação faça o trâmite de acordo com os leitos vagos. Essa operação deve acontecer ao longo da manhã, com o apoio logístico do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Os hospitais Hélio Angotti, Mário Palmério Hospital Universitário e Hospital Beneficência Portuguesa receberão os pacientes não Covid. Ao todo, 38 pacientes serão realocados para as outras unidades hospitalares. Três são de UTI e o restante de enfermaria.

Manaus - O avião da FAB está previsto desembarcar em Uberaba no final de tarde. A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, juntamente com a Regulação de Uberaba e de Manaus, estão alinhando as coordenadas para a recepção dos pacientes em solo uberabense. Para a transferência desses 12 doentes da aeronave até  Hospital Regional, onde ficarão em ala totalmente isolada do restante dos pacientes, as ambulâncias do Corpo de Bombeiros e a Ubervidas foram preparadas.

O SAMU também estará envolvido nesse processo, mas será responsável pela triagem dos pacientes em solo, juntamente com o médico intensivista e membro do Comitê Técnico-Científico, Dr. Raelson Batista. A expectativa é que esses pacientes sejam transferidos por quatro ou cinco ambulâncias e recebidos por equipes do HR já preparadas.

Importante destacar que, devido a possibilidade de os pacientes chegarem com uma nova cepa do coronavírus, o Estado fará um sequenciamento genético do vírus para confirmação. Por isso, foi reforçada a necessidade de uma ala totalmente isolada no HR para tratamento desses pacientes. De forma preliminar, a Secretaria de Estado de Saúde informou que todos os 12 pacientes seriam para enfermaria. No entanto, por precaução, a Prefeitura trabalha com a hipótese de chegada desses pacientes em estado mais grave.

Eletivas - Conforme determina o Plano de Contingência Municipal, os procedimentos eletivos no Município estão suspensos por 15 dias.

Mais informações serão repassadas ao longo do dia.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub