WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

19/01/2021 - Vacina contra a Covid-19 já está em Uberaba

Uberaba recebeu, nesta terça-feira (19), o primeiro lote da vacina contra a Covid-19. As 4.600 doses serão entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na manhã desta quarta-feira (20), pela Superintendência Regional de Saúde. A vacina que chegou a cidade é a CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan. O Plano de Vacinação Municipal seguirá as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), conforme consta no Plano Nacional de Imunização, com a aplicação da logística do Município. A segunda dose da vacina, que já está garantida,  acontecerá após o dia 25, dentro do prazo estipulado para a imunização completa.

No grupo prioritário para receber a vacina, conforme determinado no último Informe Técnico do MS, estão os profissionais da saúde. Neste primeiro momento, a imunização irá contemplar aqueles que estão na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 -, entidades asilares e pessoas com deficiência institucionalizadas. O número de doses recebidas, até o momento, corresponde a 1/3 do total de pessoas do grupo prioritário.

Na medida em que novas doses chegarem, a Secretaria de Saúde irá vacinar o restante desse primeiro grupo prioritário. Em seguida, terá início o próximo grupo, conforme determina o Ministério da Saúde e, assim, sucessivamente.

Início da vacinação - As doses da CoronaVac foram encaminhadas do Aeroporto de Uberaba para o almoxarifado da Superintendência Regional da Saúde. No local, as doses estão sendo separadas e serão encaminhadas para a Central de Vacinação do Município. Havia a expectativa de que o lote de Uberaba fosse liberado hoje (19), mas, segundo a Superintendência, isso não será possível.

Dessa forma, o transporte para a Central será feito nesta quarta-feira, e a vacinação terá início às 12h30, no Hospital Regional de Uberaba. Serão vacinadas, neste primeiro dia, as equipes de enfrentamento à Covid-19 do Hospital Regional de Uberaba - José Alencar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), as equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e Ubervidas.

Na quinta-feira (21), a vacina será aplicada no Hospital São Domingos e no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Já na sexta-feira (22), serão atendidos os profissionais de enfrentamento à Covid-19 das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) do São Benedito e do Mirante, além do Hospital da Criança e o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM). Os hospitais citados estão no Plano de Contingência Municipal para atendimento à Covid-19.

Outros profissionais da Secretaria da Saúde serão vacinados conforme nova entrega do imunizante. A prioridade, neste momento, são os profissionais no âmbito hospitalar.

O Município já está se preparando para atender os demais segmentos da população, conforme a cidade for recebendo novas doses de vacinas, sempre seguindo as determinações do Plano Nacional de Imunização. Uberaba foi dividida em macrorregiões e seis Unidades de Saúde receberão as doses quando estiverem disponíveis. A implantação de um cadastro pela Codiub está em andamento para a organização da vacinação. Em breve, será informado como proceder.

O Município sempre irá depender da quantidade de doses que estiver chegando, bem como da programação definida pelo Ministério da Saúde.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar