WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

18/01/2021 - PMU prepara logística para vacinação contra a Covid-19

Desde o anúncio da aprovação da vacina do Instituto Butantan e da Universidade Oxford, no domingo (17), a Prefeitura de Uberaba vem alinhando a logística e o plano de vacinação da cidade, seguindo as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Dentro da primeira etapa de vacinação estão os grupos prioritários, sendo: trabalhadores da saúde; pessoas idosas, residentes em instituições de Longa Permanência (institucionalizadas); pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, moradores em Residências Inclusivas (institucionalizadas) e população indígena, vivendo em terras indígenas. A definição desse grupo prioritário ocorreu hoje (18), por meio de um Informe Técnico do Ministério da Saúde (MS).

Para maximizar o potencial de distribuição da vacina, a Prefeitura de Uberaba está criando uma rede de apoio, abrangendo os hospitais que constam no Plano de Contingência Municipal para Covid-9, como Hospital Regional, Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) e Hospital São Domingos, operadoras de Plano de Saúde e o laboratório Sabin. A ideia é utilizar essa rede de saúde, para garantir a chegada da vacina de forma mais ágil aos profissionais de saúde, bem como aos cidadãos institucionalizados.

Serão duas doses para completar o esquema vacinal (intervalo de duas a quatro semanas entre elas). O Informe Técnico do MS também destaca que “considerando o número de doses distribuídas às Unidades Federativas e a estimativa populacional dos profissionais da saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional”. Assim o MS recomenda, conforme disponibilidade de doses, “a priorização das equipes da vacinação, trabalhadores das instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas e trabalhadores dos serviços de saúde público e privado, tanto da urgência quanto da atenção básica envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19”.

O documento destaca que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, conforme ocorrer a disponibilidade de doses do imunizante, que será feita de forma gradativa. Até o momento, o Ministério da Saúde adquiriu 6 milhões de doses de vacinas. Minas Gerais receberá 561.120 doses para distribuir aos 853 municípios. Não houve, de forma oficial, informação sobre o quantitativo de doses destinadas a Uberaba neste primeiro momento.


Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar