WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

03/12/2020 - PMU entrega UMS “Tibúrcio Teixeira dos Santos” com serviços diversificados de Saúde

Nesta quinta-feira (03) foi entregue a Unidade Matricial de Saúde do bairro Abadia, renomeada como Tibúrcio Teixeira dos Santos.  Em razão da pandemia da Covid-19 respeitando as normas de segurança e diretrizes de distanciamento social o evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, a obra foi possível graças aos recursos oriundos de emenda parlamentar no valor de R$ 299.986,00 do ex-deputado federal e hoje secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes. Devido a um trabalho de gestão na licitação, a reforma ficou em R$ 262.691,94, “ou seja, conseguimos ter sobra de recursos, mesmo realizando todo o serviço necessário. Isso demonstra a nossa transparência e responsabilidade com o recurso público”, destacou. Iraci assinalou que o recurso foi suficiente para a revitalização, trocando o que era preciso, como cobertura, telhado, instalação elétrica, piso, pintura, esquadrilhas, etc.

O secretário afirmou que a Unidade terá sete serviços de saúde, transformando novamente esse antigo Centro Médico da Abadia, num complexo muito necessário. Um dos serviços disponibilizados no local, salienta, é a Central de Distribuição de Vacinas, com mais de 200 mil doses rotineiramente que chegam e saem para serem distribuídas para as mais de 35 salas nas unidades de Uberaba.

Dessa forma, acrescenta, “Uberaba já se prepara para quando chegar a vacina do coronavírus. De lá vai partir toda a logística operacional municipal”.

O Centro de Atendimento Médico-Odontológico, aponta Iraci, conta com novos consultórios para atendimento de urgência e emergência e com hora marcada. Além disso, no local estão duas Equipes de Saúde da Família, para fazer o trabalho de prevenção e orientação junto à comunidade. Tem uma parceria com a UFTM para a execução de projetos estratégicos, referentes ao funcionamento do Centro de Atenção Integral à Saúde.

De acordo com o secretário, ainda funciona no local a Central de Vigilância Ambiental onde é feita toda a busca ativa das análises físico-químicas de águas das minas de Uberaba, para a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – CODAU.

Essa UMS também desenvolverá serviços e ações de Educação em Saúde, atendimentos para gestantes, hipertensos e diabéticos; visitas domiciliares; coleta de teste do pezinho; Papanicolau; acompanhamento de usuários cadastrados no Programa Bolsa Família; Saúde na Escola; controle de vetores e doenças a eles associadas; ações de combate a Hanseníase e Tuberculose, Teste rápido para HIV / Hepatites, Farmácia, entre outros.

São ofertados os seguintes atendimentos à comunidade: dermatologia, hebiatria, geriatria, puericultura, medicina da família e comunidade, visitas domiciliares, residência multidisciplinar em saúde.

A unidade de porte III tem capacidade para atender uma média/mensal de mais de 12 mil pessoas e vai funcionar de segunda á sexta-feira, das 7h às 22h, dentro do Programa Saúde na Hora, em conjunto com o Centro de Atenção Integrada em Saúde, o CAIS, que fica ao lado da Unidade. A farmácia da UMS funciona até às 19 h e sala de vacina até as 21h.

Tibúrcio Teixeira dos Santos – “Esse é um dia muito especial para Uberaba, mas de uma forma geral para o bairro Abadia. Acertamos! Um nome bem colocado”.  A afirmação é do prefeito Paulo Piau que enalteceu Tibúrcio Teixeira dos Santos que dá nome à nova UMS. O ex-funcionário do Frigorífico Miusa foi um dos construtores daquele bairro e líder comunitário, que durante muitos anos foi colaborador do Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, comandando o som da praça durante a Festa da Padroeira.

Casado com Áurea Bernardes dos Santos, Tibúrcio foi pai de sete filhos: Wagner (Gão) – que falou em nome da família -, Luiz Fernando, José Aurélio, Eliane, Liliane, Flavio Henrique e Renata. A família fez questão de estar presente na solenidade e sua viúva, que hoje tem 81 anos.

Orgulhosa da história do marido que agora dá nome à Unidade, salientou que ele foi um grande homem, chefe de família exemplar. “Tinha muito amor pelas pessoas e não media esforços para ajudar o próximo. Agradeço essa homenagem que para nós é motivo de alegria, pelo que ele fez e foi e continua eternamente nos nossos corações”, concluiu.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar