WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/08/2020 - Farmácia Solidária já dispensou quase 1 milhão de medicamentos

Unidade completa três anos nesta segunda-feira

 

A Farmácia Solidária, gerenciada pela Secretaria de Saúde de Uberaba completa três anos de funcionamento nesta segunda-feira (31). Localizada na Praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês, próxima ao Hospital Regional, a unidade atende tanto como farmácia básica, com dispensação de medicamentos regulamentados pelo SUS, como de doações.

Balanço divulgado nesta segunda-feira mostra que a Farmácia Solidária já dispensou 965.141 mil unidades de medicamentos até 26 de agosto, ou seja, quase 1 milhão de medicamentos doados em três anos. Foram realizados neste período 19.325 atendimentos, promovendo o acesso a mais de 800 tipos diferentes de medicamentos.

A chefe do Departamento de Assistência de Farmácia, Ana Carolina Parolini destaca que esses números referem-se apenas à doação de medicamentos. Ela ressalta que as doações apresentam impacto positivo na proteção do meio ambiente. “Com a Farmácia Solidária, vence menos remédio em casa e as pessoas descartam menos inadequadamente, no lixo comum ou no vaso sanitário, por exemplo”, relata Parolini. “O mais importante” enfatiza, “é o fortalecimento da solidariedade do cidadão uberabense”.

Além do aumento na oferta de medicamentos houve também um grande impacto econômico gerado pela Farmácia Solidária para a população. Segundo a chefe do Departamento de Assistência de Farmácia, a economia estimada para a população é de R$1 milhão 760 mil 596, o que corresponde a R$91,00 por pessoa atendida.

Como funciona - Os medicamentos que são doados pela Farmácia Solidária à população são obtidos a partir de doações da comunidade, médicos, propagandistas e distribuidoras de medicamentos no Município. Os medicamentos passam por triagem e são disponibilizados aos interessados. Semanalmente, relação dos medicamentos não padronizados disponíveis na Farmácia Solidária é enviada para as outras farmácias, que orientam pacientes que procuram as unidades. Para receber os medicamentos gratuitamente o paciente precisa apresentar a receita médica, documento e cartão do SUS. Quem quiser saber mais sobre como doar, basta procurar a unidade na Praça Augusto Lemp ou entrar em contato pelo telefone 3315-7573, das 8 às 18h de segunda à sexta-feira.

 

Jorn. Clarice Sousa

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar