WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

08/12/2018 - Profissionais da Secretaria de Saúde participam do V Congresso de Diabetes do Triângulo Mineiro

Cerca de 100 profissionais da Secretaria de Saúde, entre servidores dos departamentos de Atenção Básica e da Atenção Especializada, estão participando do V Congresso de Diabetes do Triângulo Mineiro. O evento, que teve início na noite de quinta-feira (6) e segue até este sábado, é uma realização da Disciplina de Endocrinologia da UFTM com apoio da Prefeitura de Uberaba, Funepu e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Durante o Congresso, diversos profissionais e pesquisadores participam de palestras, mesas redondas, discussões e atualizações sobre novas abordagens relativas à doença, desde a abordagem do paciente e o início do tratamento, até suas diversas etapas e desdobramentos mais graves.

De acordo com a chefe de departamento da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, a atualização dos profissionais da rede pública tem sido uma iniciativa constante na secretaria. “O Congresso está sendo uma oportunidade muito produtiva, pois estamos em contato com novas tecnologias, novas informações e novas formas de tratamento dentro do que há de mais atualizado do segmento”.

O secretário Iraci Neto destacou a importância da participação e da capacitação constante dos profissionais da saúde, visando oferecer aos pacientes o atendimento com excelência. “Para a Secretaria de Saúde é sempre muito válido a colaboração para viabilizar qualquer congresso na área de saúde e também a oportunidade de participação nesses eventos. O Diabetes é a 4ª doença mais acometida no mundo e aflige muitos cidadãos de Uberaba, que são atendidos por toda nossa rede. Por isso o congresso é um momento único de ampliar o conhecimento e prática”. 

Hiperdia - O trabalho oferecido pela Prefeitura de Uberaba em atenção ao diabetes e também à hipertensão tem rompido as barreiras do atendimento no consultório por meio da aproximação e acolhida aos pacientes de forma humanizada. Os grupos de Hiperdia, com encontros realizados nas Unidades Básicas de Saúde, atendem mais de 2 mil pessoas oferecendo atendimentos, orientações, palestras e interação com diversos temas de saúde para melhorar a qualidade de vida.

As atividades desenvolvidas com os Grupos Hiperdia envolvem equipes multiprofissionais e colocam os participantes como figuras centrais das atividades voltadas para a promoção da saúde. Qualquer paciente com diabetes ou hipertensão pode participar dos grupos de Hiperdia e ser integrante das rodas de conversa, orientações e ações educativas, bem como se integrarem a mais pessoas que compartilham experiências em comum.

Os interessados devem se encaminhar à Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para se informarem sobre o cronograma, que é estabelecido conforme a demanda de cada local. Na unidade, o paciente se integrará com a agenda e será informado sobre a dinâmica dos encontros.

Vigilância em Saúde – Uberaba também está representada no I Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador – CBVISAT, promovido pela Diretoria de Saúde do Trabalhador – SES-MG e CEREST Estadual de Minas Gerais, em parceria com a ENSP/ FIOCRUZ – RJ, em Belo Horizonte. O Engenheiro do Trabalho, Paulo César Tavares da Silva, servidor lotado no CEREST Regional de Uberaba, representa o município na capacitação estadual.

O curso é voltado aos profissionais da Vigilância em Saúde e Vigilância em Saúde do Trabalhador com ênfase nos técnicos dos Centros de Referência Regionais de Saúde do Trabalhador. Os objetivos são qualificar os profissionais da Vigilância em Saúde, enquanto estratégia de capacitação maciça de agentes de Vigilância em Saúde do Trabalhador, em apoio às ações da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador RENAST (SUS), além de capacitar profissionais para as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS, na perspectiva do controle social da intervenção nos ambientes e processos de trabalho, com vistas à promoção da saúde e controle dos agravos à saúde dos trabalhadores.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar