WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/10/2018 - Dívida do Estado reflete em toda a cadeia da saúde pública em Uberaba, diz secretário

O secretário municipal de Saúde, Iraci neto, comentou sobre os reflexos dos não repasses devidos pelo Estado ao erário municipal, dizendo que eles são generalizados, independente de os recursos do Estado serem diretos ou indiretos, haja vista – diz – que por meio das arrecadações dos tributos de ICMS o Município tem recursos para fazer a formulação de pagamentos, por exemplo, dos servidores públicos inclusive da saúde, portando o reflexo é imediato.


Quanto aos recursos específicos, o secretário pontua que as dificuldades são grandes. Ele explica que é preciso buscar o remanejamento de recursos mesmo que seja de fonte própria, “que já está escassa”. O principal ponto, afirma Iraci, são as atividades de custeio, que incluem pagamento de fornecedores de insumos e materiais.


A falta de recursos também reflete em questões de infraestrutura, alerta o secretário Iraci Neto citando a situação do Hospital Regional. “É importante salientar que a falta de repasses do Estado para com o Hospital Regional tem reflexo inclusive na evolução da assistência, no aumento de procedimentos e na capacidade operacional do hospital”, completa.


Na Atenção Básica, desde as ações de prevenção até a assistência no posto de saúde, a escassez de recursos tem mantido a Prefeitura em alerta. “São medicamentos, contratação de exames, controle epidemiológico, vacinas que precisam agulhas, seringas, os insumos utilizados pelos profissionais desde as luvas e máscaras até instrumentais para atendimentos médicos, além da capacitação de profissionais”, finaliza.


Valores. O acumulado até o dia 18 (quinta-feira) referente a recursos da Saúde que pertencem a Uberaba e que estão retidos pelo Governo do Estado é de R$ 48 milhões 471 mil 986,19.
 
Jorn. Gê Alves
Direção de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar