ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Secretário de saúde de Uberaba, Iraci José de Souza Neto, participa de reunião na sede do Tribunal de Contas da União (TCU) em Brasília sobre a situação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos municípios nesta terça-feira (21). A reunião foi promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o objetivo de discutir sobre a situação técnica, financeira e estrutural das UPAs. Na reunião, estiveram presentes o Ministro do TCU, assim com a Diretoria da CNM, prefeitos e representantes do Ministério da Saúde.
Entre os problemas identificados em relação às unidades estão o financiamento da saúde e principalmente a dificuldade de custeio das unidades e estrutura física. Uma câmara técnica foi criada para discutir uma solução rápida.
De acordo com Iraci, a solicitação de Uberaba foi para que o Governo Federal reforce o custeio das UPAs do município. “Atualmente recebemos 800 mil do governo federal, mas temos um investimento mensal de quase R$2 milhões e 800 mil no funcionamento das nossas unidades de pronto atendimento. Tem municípios que estão com obras para serem entregues, mas falta estrutura para funcionarem”, explica o secretário.
A câmara técnica também vai tratar de assuntos como UPAs regionalizadas, que atendem mais de um município e encaminhamentos para destravar ações burocráticas que emperram o funcionamento de unidades que estão prontas, mas não tem estrutura material ou humana para funcionar.
O secretário de Saúde de Uberaba também aproveitou a oportunidade para conversar com o Secretário de Atenção à Saúde do Ministério, Francisco de Assis Figueiredo, sobre a produção inicial do Hospital Regional. “Discutimos os atendimentos dessa primeira etapa, o envio de relatórios para comprovar a produção e o custeio da próxima etapa de abertura de leitos do HR para a nossa região”.
Clarice Sousa
Secom/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h