WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

10/11/2017 - SMS promove mesa de abertura de projeto de fortalecimento da Atenção Psicossocial

Prefeitura de Uberaba, por meio da Diretoria de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde, promove Mesa de Abertura das atividades do Projeto “Fortalecimento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) de Uberaba: um caminho construído a partir do empoderamento, participação social e protagonismo de usuários e familiares”, nesta sexta-feira (10), no Anfiteatro Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), às 8h30.
 
O Mesa contará com a presença de Jorge Bichuetti, psiquiatra do CAPS Maria Boneca, Sérgio Marçal, diretor de Atenção Psicossocial e do secretário de Saúde, Iraci Neto. Durante o evento serão apresentadas a perspectiva histórica do atendimento em Saúde Mental no Brasil, as conquistas de direitos das pessoas com transtornos mentais e a importância do fortalecimento dos serviços da rede de atenção psicossocial no empoderamento, emancipação e participação dessas pessoas e suas famílias para construir políticas e gestão nesse âmbito.
 
Marçal destaca que o momento é um marco para a expansão para além dos serviços especializados, que são os CAPSs. “Construir uma rede completa que atua também com prevenção, com atendimento nas unidades básicas é uma grande oportunidade dentro do movimento de conscientização e inclusão das pessoas com transtorno mental no exercício dos seus direitos, além da saúde. Não são só pacientes, mas cidadãos também”, explica o diretor. 
 
O Projeto “Fortalecimento da RAPS de Uberaba” tem por objetivo o fortalecimento dos usuários para protagonismo de suas histórias, com foco em acesso e exercício de direitos. Durante a Mesa de Abertura, será apresentado um cronograma de atividades para os envolvidos e execução das ações, que se desenvolverão em 2018. Um dos produtos será a criação de uma Associação de Usuários e Familiares da Saúde Mental e apoio à organização da mesma através da inserção dos usuários nos conselhos locais e acompanhamento deste processo, para que se apropriem das atribuições e participem das decisões e processos democráticos relativos à saúde, assistência social, educação, habitação, esporte e lazer e demais políticas básicas.
 
O Anfiteatro Esmeralda está localizado na Rua Frei Paulino n° 30, Bairro Nossa Senhora da Abadia. O evento é aberto para usuários da rede de atenção psicossocial e suas famílias, trabalhadores da rede de saúde como um todo e alunos das universidades de Uberaba.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar