WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

31/08/2017 - SMS recebe mais de 2300 doses da vacina contra HPV

Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba recebeu lote com 2340 doses da vacina contra HPV da Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (30). As novas doses já foram repassadas ainda nesta tarde para as salas de vacina do município e estarão disponíveis a partir de quinta-feira (31). Atualmente a cidade de Uberaba tem 34 salas de vacinas para atender a população.
 
O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, explica que as doses são para continuar a rotina do grupo prioritário da vacina e garantir a segunda e terceira dose da faixa etária ampliada. “Os grupos de meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 têm a vacinação garantida e quem for da faixa de 15 a 26 anos e que já tomou a primeira dose também. Quem não tomou a primeira dose, não vai poder tomar mais, pois o Ministério não enviou quantidades suficientes”, esclarece Rannieri.
 
A vacina garante a imunização contra quatro subtipos do HPV – 6, 11, 16 e 18. Nos meninos, previne a ocorrência de câncer de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais, além de contribuir com a proteção das meninas contra o câncer de colo do útero, segundo tumor mais frequente na população feminina e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.
 
O HPV é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada, sendo que a principal forma de transmissão é por via sexual. Em estudos realizados em infecção pelo HPV recém-adquiridas mostram que as mesmas ocorreram logo após o início da vida sexual, por isso a preferência para a vacinação ser antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.
 
Para garantir o atendimento a população, o município de Uberaba continua solicitando à Superintendência Regional de Saúde as vacinas preconizadas pelo Calendário Nacional de Imunização.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar