WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/04/2017 - SMS prepara profissionais para atenderem casos de violência na rede

Profissionais que atuam em diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participarão, na próxima terça-feira (25), na Casa do Educador, da 1a Oficina Técnica sobre Conceitos de Violências e Suas Identificações, com o objetivo de capacitá-los para atuarem efetivamente com casos suspeitos e evidentes de todos os tipos de violências que ocorram com o público atendido na rede.


A capacitação promoverá condições técnicas de identificar os diversos tipos de violência contra grupos como mulheres, crianças, adolescentes, idosos, LGBT, dentre outros. O ministrante do curso é Daniel Fornazier Zago, coordenador do Núcleo de Prevenção às Violências/SMS, biomédico e especialista em gestão de saúde e vigilância epidemiológica. Ele alerta que existem vários tipos de agressões e assédios e nem sempre podem ser identificadas como acontece na violência física. “Temos danos psicológicos, moral, financeiro, físicos e precisamos preparar os nossos profissionais de atendimento básico para receber, identificar e modificar o encaminhamento da pessoa, mesmo que seja uma situação em que a violência está eminente”, diz.


Em 2015 e 2016, Daniel ofereceu minicursos como esse, de quatro horas, para diversos profissionais e afirma que os resultados são evidentes em relação à qualidade da informação que chega à rede de saúde. No curso, como ele indica, os profissionais receberão orientações de como reconhecer e dar continuidade ao atendimento, preenchendo a ficha compulsória corretamente e gerando dados reais para a SMS.


Importante ressaltar também a formação de parcerias em rede, como o Conselho Tutelar, Pró-viver Mulher e Cerest, que estarão participando como ouvintes. “Queremos que todos os participantes se tornem multiplicadores. A intenção é estender as palestras para as UBS´s, levar isso a público e envolver outros setores da sociedade. “O primeiro momento é a oficina e depois faremos uma roda de conversa para que tracemos novos rumos, voltando o olhar para a identificação de casos de violência e como os nossos profissionais deverão agir”, finaliza.


A oficina acontecerá na Casa do Educador Professora Dedê Prais, situada a Rua Manoel Brandão 110, Bairro Mercês das 13h30 as 17h30. Serão disponibilizadas 25 vagas.

Jorn. Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar