WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/01/2017 - Vacina de Febre Amarela será ministrada de segunda (23) a sexta (27)

A Secretaria da Saúde promoveu na sexta-feira (20), uma coletiva de imprensa para informar a população quanto à vacinação da Febra Amarela. O alto interesse da população em buscar pela vacina tem gerado muitas filas nos postos de vacinação. Buscando evitar a demora no atendimento, durante a próxima semana, será disponibilizada a vacinação contra a Febre Amarela, durante toda a semana, de 23 a 27. Depois a vacina volta a ser ministrada apenas nas terças e quintas-feiras.
 
O diretor da Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, destaca que não está sendo promovido nenhum tipo de campanha de vacinação da Febre Amarela. “A preocupação da população em buscar pela vacina é que gerou o aumento no fluxo de atendimento, mas essa é uma vacina que disponibilizamos durante todo o ano. Uberaba não registrou nenhuma notificação de casos da doença, já a mais de 10 anos. Pedimos a população para ter calma, pois os casos que tem sido noticiado estão acontecendo no nordeste de Minas Gerais”, pontua Boaventura.
 
A Secretaria conquistou junto ao Ministério da Saúde mais 6 mil doses da vacina, para atender a população que não está imunizada. Uma pessoa precisa tomar apenas duas doses da vacina na vida para estar totalmente imunizada. O esquema vacinal ocorre quando criança, aos 9 meses é ministrada a primeira dose e depois toma o reforço aos 4 anos e é o suficiente.
 
A partir dos 5 anos, até os 59, quem não tomou as duas doses da vacina, tem de tomar a primeira dose e 10 anos depois a de reforço, e já está imunizado. Vale esclarecer que, se a pessoa tomou a primeira dose aos 9 meses, mas passou de 5 anos sem tomar a segunda dose, ela terá de tomar as duas doses dentro do prazo estipulado em 10 anos.
 
Acima de 60 anos é preciso apresentar uma prescrição médica, para que seja avaliado se existe algum risco para se tomar a vacina. É importante que essa avaliação seja feita por um médico que tenha o histórico clínico do paciente, para que ele possa avaliar a relação de risco benefício para a pessoa.
 
Importante deixar claro que a pessoa durante a vida toda terá apenas duas doses. Robert enfatiza a importância de manter o cartão sempre atualizado. “Temos recebido muitas pessoas que não levam o cartão na hora de tomar vacina e é muito importante que todos usem o mesmo cartão para não tomar vacina desnecessária”, pontua.
 
A Febre Amarela é transmitida na cidade pelo mosquito Aedes aegypti, que também a transmissor de doenças como dengue, zica e chikungunya. É importante que a população atue no combate ao mosquito, não deixando água parada ou permitindo o acumulo de lixo. O foco geralmente está dentro de casa.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar