ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Trabalho vai contar com cerca de 200 agentes de endemias
A Secretaria Municipal de Saúde inicia na segunda-feira (02) o trabalho para o mapeamento do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, seguindo determinação do Ministério da Saúde. O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, e os tipos de recipientes com água parada que servem de criadouros mais comuns, como caixas d’água, lixo, vasos de plantas, bebedouros de animais, entre outros. A ação será realizada até o dia 06 de janeiro (sexta-feira) e vai contar com cerca de 200 agentes de endemias fazendo o levantamento das 7h às 14h.
Para 2017 o Ministério da Saúde vai retomar o cronograma normal do LIRAa, sendo realizados três levantamentos ao longo do ano, nos meses de janeiro, março e outubro. “Este trabalho é uma ferramenta que norteia as ações específicas, auxiliando no planejamento do combate ao Aedes aegypti”, comenta o diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri.
Conforme determinado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue para o mapeamento do LIRAa, cada município é dividido em grupos de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada grupo, ou estrato como também é conhecido, são pesquisados 450 imóveis. Para o levantamento em Uberaba, as equipes vão visitar 6.038 imóveis, em 14 estratos.
No LIRAa, os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de surto das doenças.
Juliana Fidelis
Comunicação SMS
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h