WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

11/11/2009 - SMS realiza Conferência para implantação do Programa Contra Asma

Nesta quinta-feira (12/11), a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a Conferência sobre a implantação do programa Contra a Asma, às 19h, no anfiteatro do Hospital Dr. Hélio Angotti. O objetivo é capacitar os médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede pública de saúde para que eles tenham acesso aos medicamentos, voltados ao tratamento de pessoas com asma, rinite, bronquite e outras doenças respiratórias. Durante o evento acontecerá à palestra com o Professor Dr. Paulo Camargos, Mestre em Medicina e professor da disciplina de Pneumologia Pediátrica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

De acordo com a responsável pela Assistência Farmacêutica Municipal, Gabriela Vizzoto Gomes, o evento marca o início da fase de implantação do serviço no município de Uberaba. Ela explica que o programa não se destina em fazer a distribuição gratuita dos medicamentos para controlar as crises asmáticas ou de rinite, mas sim de fazer o tratamento completo, buscando evitá-las. “O programa está em fase inicial e o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é capacitar, com treinamentos específicos, os médicos, enfermeiros e técnicos da saúde”, explica.

Segundo o Diretor de Regulação em Saúde, Dr. Moisés Amâncio, a partir de 01 de dezembro, todas as Unidades Básicas de Saúde, que já são aptas a diagnosticar e acompanhar a evolução dos pacientes com alguma enfermidade respiratória, poderão fazer uso dos medicamentos específicos para estes usuários da rede pública de saúde, já que foram disponibilizados para o município de Uberaba. “Buscamos reduzir a frequência desses pacientes, com crise, em todas as unidades de saúde. Por isso propomos o acompanhamento, a orientação e a medicação, para que os usuários possam ter uma vida saudável e normal”, destaca Moisés.

Os medicamentos para o tratamento serão disponibilizados nas farmácias municipais. Todos os pacientes diagnosticados com problemas respiratórios receberão orientações dos farmacêuticos para o uso dos medicamentos com seus respectivos dispositivos, caso sejam necessários. Este programa ainda não tem uma denominação e os participantes poderão sugerir os nomes durante o ato da inscrição, que é totalmente gratuito. A escolha será anunciada no dia da conferência. Para se inscrever, o interessado deve comparecer pessoalmente na Secretaria Municipal de Saúde, junto à Diretoria de Atenção Básica, ou ligar no telefone 3331-2747.

As inscrições poderão ser feitas até a manhã desta quinta-feira (12). Doenças respiratórias - A rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. A incidência na população é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas que a provocam vão desde produtos químicos, irritantes, até alergia. Os sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma “sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica. Já a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Nas pessoas com mais fragilidade a esta inflamação pode causar tosses, chiados, apertos no peito e dificuldades para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgicos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar