WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

28/05/2016 - Integração das motos-resgate do SAMU e Bombeiros completa um ano

Foram atendidas 1.130 ocorrências no período pelas duas motos
 
A integração das motos-resgate do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros completa um ano e registra 1.130 ocorrências no período. A média é de 94 ocorrências por mês neste primeiro ano. O trabalho conjunto começou em 26 de maio de 2015 com o objetivo de dar mais agilidade e eficiência ao atendimento.
         

“A integração foi muito enriquecedora e trouxe benefícios para a população em termos de resposta às urgências”, explica o técnico em enfermagem que dirige a motolância do SAMU, Thiago Batista dos Santos. Segundo ele, dois profissionais atuando juntos facilita o trabalho e agiliza no restabelecimento da vítima. De acordo com o Cabo Felipe Augusto dos Santos Contar, do 8º BBM, a atuação conjunta oferece também mais segurança aos profissionais, além de proporcionar um atendimento mais especializado à população. “Trabalhando com mais uma pessoa, conseguimos fazer o procedimento mais rápido e quem sai beneficiado é o paciente”, completa Santos.
         

As motos percorrem uma média de 100 km por dia e entre os atendimentos mais frequentes estão os casos de acidente vascular cerebral (AVC), parada cardiorrespiratória, hipoglicemia, vítimas presas às ferragens, entre outros. Como conseguem se deslocar mais rápido no trânsito e chegar com rapidez, as motos-resgate são utilizadas para um primeiro atendimento em várias situações, até que a unidade do SAMU ou viatura do Bombeiros chegue ao local da ocorrência. “Isso diminui o tempo resposta para a população”, comentam Santos e Contar. Ainda de acordo com eles, a integração permitiu o atendimento de mais ocorrências e em muitas situações não é necessário o acionamento de ambulância.
         

O secretário de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury, avalia que o trabalho está sendo positivo e é um passo para a construção de uma rede de urgência e emergência. “Além da eficiência, a integração evita duplicidade de ocorrências e proporciona uma economia de recursos humanos e materiais”, avalia o secretário.


A coordenadora geral do SAMU, Cristina Maria César, explica que a integração das motos acontece das 7h às 19h e tanto a motolância como a moto-resgate do Corpo de Bombeiros ficam concentradas na sede do SAMU. “Os chamados passam por uma regulação e conforme a indicação as duas motos saem juntas para o atendimento”, finaliza.
 
Juliana Fidelis
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar