WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

12/01/2016 - Integração do trabalho dos agentes iniciada em Uberaba em 2015 agora é determinação dos governos federal e estadual

Nesta terça-feira os agentes de saúde recebem nova capacitação. Com a união, o município passa a ter 500 pessoas no trabalho de visitas domiciliares.
 Uberaba saiu na frente no trabalho de integração dos agentes de endemias e agentes de saúde para o combate ao mosquito aedes aegypti. Portaria publicada pelo governo federal (nº 2121), de dezembro do ano passado, reforça as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas Equipes de Atenção Básica e insere os agentes nas atividades de combate a vetores. “Em setembro de 2015 nós realizamos um grande evento de integração do trabalho destes dois agentes, e agora temos a certeza de que estamos no caminho certo, diante da orientação do Ministério da Saúde e governo estadual para a utilização deste modelo em todos os municípios”, destaca o secretário Marco Túlio Azevedo Cury.
Nesta terça-feira (12) os agentes de saúde do município passarão por nova capacitação, das 7h às 12h, no anfiteatro do Centro Administrativo. “Desde o ano passado eles já têm um olhar para a questão da dengue e outras doenças, mas agora serão capacitados para o trabalho de eliminação dos possíveis focos e também de orientação à população”, explica Túlio Cury. Com o trabalho conjunto, Uberaba passará a ter 500 agentes trabalhando nas ruas no combate ao aedes aegypti, o que representa mais do dobro de agentes de endemias, um total de 234, que vinham atuando até o momento.
Em reunião realizada na última sexta-feira (dia 08), a equipe da Secretaria de Saúde recebeu as orientações do governo estadual de como o trabalho deve ser desenvolvido, seguindo as determinações da Resolução nº 5.101, do dia 29 de dezembro de 2015, e de Nota Técnica publicada no dia 06 de janeiro de 2016. Os dois documentos determinam que os municípios devem visitar 100% dos imóveis públicos e privados até 31 de janeiro e, posteriormente, realizar nova visita no mês de fevereiro.  
O diretor de Vigilância em Saúde, Nelson Rannieri, explica que o trabalho começa na quinta-feira (14) e cada agente de saúde vai atuar em seu próprio bairro. “Fizemos uma programação para que toda equipe de agentes de saúde seja acompanhada por dois agentes de endemias, para auxiliar nas ações em imóveis que exigem tratamento”, comenta.
 
Juliana Fidelis (11/01/16)
Comunicação SMS
Acesse: www.facebook.com/PrefUberaba

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar