WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

23/10/2015 - Resultado do 3º LIRAa mostra queda no índice de infestação em Uberaba

Índice caiu de 3,4% em março para 1,4% em outubro. Trabalho mostra foco predominante nos vasos de plantas e bebedouros de animais.
 
           
Uberaba diminuiu em 2,02% o índice de infestação do mosquito da dengue. O resultado foi apontado na conclusão dos trabalhos do 3º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 13 a 17 de outubro e que identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e outras doenças e os tipos de recipientes com água parada. Em março, o índice estava em 3,42% e em outubro está em 1,40%. “O resultado é bom e está dentro do esperado. O que notamos é uma mudança no perfil da dengue, hoje precisamos voltar a atenção para dentro das residências, onde está o foco predominante”, revela o secretário municipal de Saúde, Marco Túlio Azevedo Cury.


O Programa Nacional de Controle da Dengue define que no LIRAa os bairros que apresentam índices de infestação predial inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e superiores a 4% estão com risco de surto de dengue. Dos 14 estratos de Uberaba - grupos de 9 mil a 12 mil imóveis – 12 apresentaram índice abaixo de 2%, sendo que quatro ficaram abaixo de 1%. A melhor situação foi encontrada nas imediações dos bairros Fabrício e Jardim São Bento que apresentaram índice de 0%. Na região do Elza Amuí, Mangueiras, Uberaba I, Josa Bernadino, o índice ficou em apenas 0,3%. Dos 122 bairros pesquisados, apenas 17 estão com índice acima dos 2%. Fazem parte desta relação o centro da cidade, Abadia e o grande Boa Vista.


O diretor do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, explica que a preocupação este ano é que o LIRAa apontou que 40,4% dos focos foram encontrados em vasos de planta e bebedouros de animais, seguido das calhas, ralos e vasos sanitários em desuso com 27,2% de infestação. “Isso significa que a predominância dos focos está dentro das residências. E a população precisa colaborar com este trabalho, vistoriando a sua casa, não deixando água parada em nenhum local”, enfatiza Barbosa.
 
LIRAa – Uma equipe de 200 agentes de combate a endemias atuou em toda a cidade na procura de larvas do mosquito da dengue durante o levantamento. O LIRAa é realizado três vezes ao ano, nos meses de janeiro, março e outubro, conforme estabelece o Programa Nacional de Controle da Dengue. Uberaba foi dividida em 14 estratos, sendo que cada um reúne de 9 mil a 12 mil imóveis com características semelhantes. Em cada estrato são pesquisados 450 imóveis.
 
Juliana Fidelis 
Comunicação SMS

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar