ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Objetivo é incentivar que os profissionais notifiquem os casos de doenças relacionadas ao trabalho
Vinte e oito médicos da Atenção Básica participaram na tarde desta quinta-feira (27) de uma capacitação promovida pelo Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba – Cerest. O tema apresentado foi “Notificação compulsória relacionada ao trabalho e preenchimento da Ficha de Atendimento Ambulatorial – FAA” e a palestra foi ministrada pelo médico do trabalho do Cerest, Dr. César Augusto Gaspar.
O objetivo desta capacitação é incentivar que os médicos preencham a ficha, nos campos relacionados à saúde do trabalhador, e façam a notificação compulsória. “Muitas vezes o médico não faz esta notificação e o paciente não é encaminhado ao Cerest. Nossa intenção é divulgar a importância do serviço que é oferecido aqui”, explica a psicóloga do Cerest, Aline Alves de Sousa. Ela enfatiza que o órgão disponibiliza de um recurso próprio para custear exames de média e alta complexidade para os casos relacionados às doenças do trabalho. “Isso pode resultar em uma agilidade no tratamento do paciente, já que o exame é feito de forma mais rápida. Por isso precisamos destas notificações dos médicos”, destaca Sousa.
De acordo com a psicóloga, as notificações são registradas no Departamento de Vigilância Epidemiológica e passam a constar no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde. “Todo este processo é importante para que Uberaba tenha um diagnóstico da saúde do trabalhador e das doenças relacionadas ao trabalho”, finaliza Sousa. Na capacitação os profissionais receberam material informativo sobre o tema, que também será fixado nas unidades de saúde do município.
Juliana Fidelis
Comunicação SMS
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h