WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

13/03/2015 - Uberaba capacita profissionais para atender pacientes de dengue e febre chikungunya

Ação nas UPAs integra projeto contínuo de combate às doenças

 
O Departamento de Epidemiologia e Informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ação de capacitação voltada para profissionais de saúde com o objetivo de prepará-los para o tratamento adequado de pacientes de dengue e febre chikungunya.


Nessa quinta-feira (12), a equipe da SMS trabalhou com o corpo médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito. Nesta (sexta-feira, 13), a ação será desenvolvida com os enfermeiros da unidade. O diretor do Departamento de Epidemiologia e Informação, Robert de Souza, descreve as atividades de capacitação como importantes no contexto de um risco médio de infestação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

“Durante esta ação, conversamos com as equipes médicas sobre como melhor atender o paciente de dengue e febre chikungunya. Eles são orientados como e para onde o paciente deve ser encaminhado. Também é abordada a questão da prioridade de tratamento para pessoas que apresentarem essas doenças”, explica Robert reafirmando que Uberaba não apresentou nenhum caso da febre chikungunya.  


No decorrer desta semana, a equipe da Secretaria de Saúde desenvolveu a mesma capacitação na UPA do Parque do Mirante. A previsão é dar continuidade ao trabalho para que todos os casos de dengue em Uberaba sejam tratados da melhor forma possível, seguindo a orientação da nova gestão da saúde, de humanizar o tratamento.


LIRAa – O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), realizado e divulgado pelo Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS na última segunda-feira (9), apontou uma incidência geral do mosquito de 3,4%. O valor significa um aumento do risco de ocorrência de casos de dengue, uma vez que o primeiro LIRAa de 2015, realizado em janeiro, revelou um índice de 2,7%.


Em paralelo ao trabalho com profissionais de saúde, a SMS investe, ainda, no serviço de motofog, realizado diariamente de segunda a sexta-feira, pelo Departamento de Zoonoses, para conter e minimizar a ameaça de dengue no município. Entretanto, apesar de todo o esforço da Secretaria Municipal de Saúde, há uma expectativa de que a população participe ativamente da eliminação de água em locais de fácil reprodução do mosquito.


Breno Cordeiro (estagiário de jornalismo)

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar