WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/01/2015 - Farmácia de Acolhimento amplia horário de funcionamento

Com o objetivo de atender a um maior número de pacientes, a Farmácia de Acolhimento informa que já está trabalhando com horário de atendimento ampliado, sendo das 7h às 0h de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h aos sábados, domingos e feriados. Anteriormente, a farmácia funcionava das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e permanecia fechada nos finais de semana e feriados.

De acordo com a analista em fiscalização e auditoria em farmácia, e assistente farmacêutica Ana Vera Abdanur, “o objetivo é poder atender ao maior número de pacientes, em especial, aqueles provenientes de hospitais, unidades de saúde e instituições como as Unidades de Pronto Atendimento - UPAs”.

Inaugurada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em 26 de junho do ano passado, a Farmácia de Acolhimento é destinada ao atendimento de pacientes usuários de medicamentos de alto custo e que, antes, apenas poderiam ser obtidos por meio de processo judicial. Além de disponibilizar esses medicamentos, a equipe de profissionais do estabelecimento é capacitada para informar à população sobre quais as melhores formas de ter acesso a determinados remédios, sem necessidade de recorrer à Justiça.

“Com o novo horário, pretendemos atender todos os uberabenses, em especial os usuários advindos do Hospital Universitário, Hospital da Criança, Hospital Hélio Angotti, Hospital Escola e as UPAs São Benedito e Mirante, bem como todas as unidades de saúde da cidade”, explica Ana Vera. A farmacêutica acrescenta que a ideia é abranger também os usuários da farmácia básica.

A diferença entre as farmácias

A farmacêutica Vivian Sabino esclarece que a farmácia básica possui um enfoque no oferecimento de medicamentos do cotidiano. “É onde encontramos os remédios que todos conhecem: a aspirina, o paracetamol, entre outros”, exemplifica Vivian, enquanto a Farmácia de Acolhimento permite a obtenção de medicamentos de custo elevado e menos comuns. “É o caso de doenças mais raras e por vezes mais graves. Antes de existir a Farmácia de Acolhimento, era muitas vezes necessário um processo judicial para conseguir esses remédios. Agora, mesmo os pacientes que não teriam condições de comprar os medicamentos de que necessitam podem resolver esse problema”, finaliza Vivian.

Breno Cordeiro

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar