ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses, inicia na próxima segunda-feira (18), a fiscalização da chipagem obrigatória de cães e gatos nos pet shops da cidade. Até o momento, apenas sete estabelecimentos que comercializam os animais se cadastraram no departamento.
O primeiro momento da fiscalização será focado na orientação para verificar se os pet shops estão adaptados ao controle de identificação e cadastro dos animais. Portanto, não haverá aplicação de multas. “A partir da chipagem, teremos o controle dos animais que estão com o cartão de vacinação em dia, se na região em que eles vivem tem suspeita de leishmaniose. Será possível também identificar os donos que abandonam seus animais. É uma forma também de diminuir o número de cães de rua”, ressaltou.
Sete funcionários já foram devidamente nomeados e capacitados para realizar a fiscalização. De acordo com o diretor do departamento de Zoonoses, Antônio Carlos Barbosa, a fiscalização começará nos pet shops cadastrados e em seguida será estendida a todos os outros. “Nós até orientamos os proprietários dos pet shops que ainda não se cadastraram a procurarem a Zoonoses, porque eles também serão fiscalizados e correm o risco de serem multados”, explicou.
Antônio Carlos observou ainda, que por meio do chip será possível cadastrar o nome do animal, idade, cor, raça, tamanho e os dados do proprietário. A lei municipal que prevê a obrigatoriedade da chipagem de cães e gatos entrou em vigor há cerca de seis meses e durante esse tempo, os estabelecimentos tiveram o tempo para regularização.
Comunicação SMS/PMU
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h