WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

27/11/2013 - Secretaria de Saúde realiza o segundo mutirão do câncer de próstata em 2013

Exames de creatinina, para avaliar a função renal, e de glicemia, para medir o diabetes, também serão feitos

A Secretaria de Saúde de Uberaba vai realizar um mutirão para fazer exames do câncer de próstata, creatinina, glicemia e medição do IMC (Índice de Massa Corporal) no dia 30 de novembro. A programação faz parte da campanha Novembro Azul. As Unidades Regionais de Saúde dos bairros Boa Vista e São Cristóvão irão receber os pacientes das 08h às 17h. Serão dez médicos fazendo todos os exames, além de vários outros profissionais de saúde.

“Na última campanha que fizemos conseguimos trazer quase 800 homens e diagnosticamos mais de 30 casos positivos. Precisamos passar por cima do nosso preconceito. É importante que todos os homens participem. Já salvamos trinta vidas, mas podemos salvar muito mais. O câncer de próstata tem cura, mas é preciso ser diagnosticado com antecedência”, alertou o secretário Fahim Sawan.

Nas unidades, os pacientes receberão instruções sobre todos os passos a serem dados naquele local e as melhores formas de prevenção a diversas doenças, principalmente ao câncer de próstata. O médico Antônio Hueb, um dos responsáveis pela organização do mutirão, alerta que para melhores resultados, é preciso que as pessoas façam um jejum de, pelo menos, seis horas. “Vamos fazer exames para prevenir doenças nos rins, diabetes, câncer de próstata e obesidade. Por isso, o jejum pode dar uma visão melhor dos resultados” disse.

Os dados coletados do DATASUS do ano de 2012 mostram que em Uberaba existem mais homens do que mulheres com idade menor de 14 anos, o que significa que nascem mais homens na cidade. Porém, o gráfico se inverte totalmente na faixa de maiores de 50 anos, o que significa que as mulheres vivem mais que os homens.

Os exames são recomendados para todos os homens com mais de 50 anos. A idade só diminui quando se tem antecedentes de parentes que já tiveram câncer e, nesse caso, a recomendação é para acima de 45 anos.
 
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.
 
Paulo Ricardo Bomfim

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar