WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

05/07/2013 - Piau e Fahim anunciam implantação da UPA da Família no bairro Abadia

Segundo o prefeito, esta será primeira de duas UPA com atendimento materno infantil. A próxima será construída no bairro Boa Vista

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Saúde, Fahim Sawan, anunciaram em coletiva nesta quinta-feira (04) a reforma e reestruturação da Unidade de Pronto Atendimento do bairro Abadia. Aprovado pelo prefeito hoje, o edital de licitação deve ser publicado imediatamente e a previsão é que fique pronta em aproximadamente oito meses. O município vai investir 600 mil reais em recurso próprio para a reforma. “Mesmo com toda a dificuldade financeira que temos, entendemos que este projeto é necessário. Definimos o recurso há algum tempo, mas não adiantava construir e não ter como manter, por isso, demorou um pouco, mas a intenção era garantir o pleno funcionamento, através de financiamento seguro e também apresentar um projeto que realmente atendesse na necessidade de todos”, disse Piau.

Visando o financiamento da UPA, ou seja, recursos para custeio, a UPA terá um diferencial que, segundo Piau, atenderá uma importante demanda da comunidade que é o atendimento pediátrico. “Devido à quantidade de habitantes o Ministério da Saúde financia apenas duas UPA’s na cidade. Para que esta 3ª fosse viável buscamos um projeto que permitisse financiamento do Governo Federal e também Estadual e, para isso, vamos trazer dois importantes projetos para a cidade que é o Rede Cegonha e o Mãe de Minas”, disse.

Foto: Sebastião Santos



De acordo com Fahim, a UPA será voltada tanto para a área materno-infantil como para adultos, com atendimentos de urgência e emergência e atenção básica. “Vamos colocar pronto atendimento e atendimento especializado, mas não vamos retirar os PSFs (Programa de Saúde da Família) de lá. Pelo contrário, vamos contratar mais profissionais para aumentar o Núcleo de Saúde da Família e os PSFs naquela unidade. Também teremos urgência e emergência odontológica” disse Fahim.

O novo nome “UPA da Família” condiz exatamente com o tipo de acolhimento esperado pelo prefeito. “Vamos atender e acolher as mães e suas crianças com mais qualidade, agilidade e com profissionais capacitados” ressaltou.

Fahim lembra que o Hospital da Criança continuará sendo “um grande parceiro, haja vista que os leitos pediátricos se encontram lá e também no Hospital de Clínicas, mas que a UPA da Família atuará no pronto atendimento pediátrico que em Uberaba é defasado”. Ele garantiu ainda que a intenção da administração municipal é acolher com dignidade toda criança que vem ao mundo e toda mãe que for dar a luz”.

Na parte de estrutura serão reformadas e adicionadas áreas da recepção e acolhimento, duas salas de urgência e emergência, dezesseis salas destinadas a consultórios e leitos de observação, sala para Raio X e ultrassom e sala de enfermagem e apoio médico. Em termos de serviços terá pronto atendimento emergencial 24h, atenção básica, serviços de obstetrícia e pediatria da Rede Cegonha e vários outros exames que já aconteciam no local. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar