WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/03/2013 - Fahim participa de Audiência Pública na Câmara

“Extremamente positiva”. Foi assim que o secretário de Saúde, Fahim Sawan,  taxou a Audiência Pública realizada pela Câmara Municipal, ontem (13). Com o tema “A dengue em Uberaba”, a audiência foi solicitada pelos vereadores Marcelo Borjão e Samuel Pereira. Com uma apresentação em slides, o secretário explicou sobre a vida e reprodução do mosquito, sobre os números de casos e o que estava sendo feito nos últimos oito anos. As notificações de casos de dengue em Uberaba já somam 8.156 casos, sendo oito óbitos confirmados e um caso sendo investigado. Número de pacientes que foram, ou estão internados com suspeita de dengue é de 147.

O secretário mostrou todas as ações que estão sendo feitas na cidade como os mutirões, o fumacê e as campanhas, tudo baseado em dados estatísticos retirados de todos os departamentos da saúde. “Nós não podemos descansar, a dengue se combate todos os dias” afirmou.

De acordo com as informações, os bairros com maior número de casos suspeitos, são:

GRANDE ABADIA/NSRA APARECIDA

  

809

GRANDE BOA VISTA

  

565

PARQUE DAS GAMELEIRAS E GAMELEIRA II

  

166

PARQUE DAS AMÉRICAS

  

187

NOSSA SENHORA DE LOURDES

  

277

SÃO BENEDITO

  

295

LEBLON

  

248

SANTA MARIA

  

242

SÃO VICENTE

  

178

PARQUE SÃO GERALDO

  

175

COSTA TELES I E ORLANDO COSTA TELES

  

226

FABRÍCIO

  

222

ESTADOS UNIDOS

  

192

JARDIM MARACANÃ

  

173

ELZA AMUÍ

  

180

MORUMBI

  

157

MERCES

  

156

CENTRO

  

153

VOLTA GRANDE

  

139

JARDIM UBERABA

  

134

SANTA MARTA

  

124

VALIM DE MELO I E II

  

124

RESIDENCIAL 2000

  

129

OLINDA

  

105

    

Demais bairros com menos de 100 casos suspeitos

  

 

 

 

 























 

No seu pronunciamento a promotora Cláudia Alfredo Marques afirmou que “em 2012 o descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta foi gravíssimo e irresponsável por parte dos gestores anteriores, por isso voltamos à mesma situação de 2006 que é a epidemia”. A promotora é a responsável por fiscalizar a área de saúde por parte do Ministério Público.

O Superintendente Regional de Saúde Iraci Souza Neto, também falou sobre a dengue no Estado de Minas Gerais. De acordo com Iraci, mais de 80 mil casos já foram notificados. Iraci reconheceu que o problema é antigo e que o Governo Estadual está ajudando no que pode. “Por volta de dezembro nós fizemos uma audiência na superintendência com todos os prefeitos eleitos na região sobre uma primeira agenda negativa ao assumir o mandato, que seria a situação crescente de casos notificados de dengue na maioria dos municípios mineiros” disse. Vale ressaltar que o Governo de Minas enviou à Uberaba 54 agentes e testes rápidos.

Chiquinho da Zoonoses, ex-vereador, ao fazer sua pergunta, salientou que em março do ano passado cobrou a contratação de novos funcionários para o combate, mas esteve sozinho. “Espero que a este ano a câmara haja com mais rigor e não esqueça mais deste problema” desabafou.

A audiência foi vista com bons olhos pelo secretário Fahim que disse ter ficado satisfeito com o resultado. “É importante o apoio do Legislativo Municipal nesta questão. A Audiência demonstra que todos estão preocupados. Parabenizo a iniciativa dos vereadores Marcelo Borjão e Samuel Pereira, que foi extremamente oportuna, pois é um meio de chamarmos a atenção da população para o assunto,  pois temos a transmissão da TV Câmara. Temos que lembrar que 80% dos focos são encontrados dentro das residências e este número é preocupante”, avaliou.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar