WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

15/10/2012 - Prefeitura de Uberaba abrirá oito serviços de residência terapêutica

Dia Mundial da Saúde Mental foi comemorado com novos projetos para o setor em Uberaba. Ainda este ano, oito Serviços de Residência Terapêutica (SRT) serão abertos para atender pessoas com sofrimento mental. O projeto já começou a ser estruturado entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde.

Referência em Saúde Mental no município, o psicólogo Sérgio Henrique Marçal explica que as pessoas com sofrimento mental abrigados na Associação Cristã de Apoio aos Pobres(Acap), no sanatório e nos asilos serão remanejados para  os serviços de residência terapêutica. Segundo ele, levantamento está sendo feito para traçar o perfil dos serviços conforme o grau de dependência e funcionalidade dos pacientes. Além disso, as providências administrativas para locação e adequação dos prédios onde serão instalados os SRT’s estão em andamento e deverão ser concluídas até o fim do ano.

De acordo com Sérgio, após a ação realizada para eliminar as instituições clandestinas existentes no município, a equipe iniciou as articulações para implantar a assistência ao doente mental desamparado. “Isso faz parte do processo de desinstitucionalização dos pacientes. Essas pessoas com histórico de longa permanência em instituições serão tratados em sociedade, como é a proposta da reforma psiquiátrica”, salienta.

Para tanto, o psicólogo esclarece que as residências terapêuticas contarão com a retaguarda do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e também de leitos psiquiátricos nos hospitais para o atendimento necessários. Além disso, o Programa de Saúde da Família (PSF) oferecerá acompanhamento e cuidados básicos para os pacientes.

Os recursos para a implantação dos oito SRT’s já estão garantidos pelo Ministério da Saúde. Ao todo, serão 160 mil para montar a estrutura e mais R$ 160 mil para o custeio do serviço. Segundo a referência técnica, o planejamento elaborado com o governo federal envolverá município, estado e União na gestão das residências terapêuticas.

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar