ACESSIBILIDADE
-A
A
+A
Implantação das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) em Uberaba foi discutida nesta sexta-feira (30) com representante do Ministério da Saúde. No encontro, os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do serviço e discutir acertos finais para a construção da nova modalidade assistencial. Uberaba foi habilitada este ano para criar três equipes.
O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a previsão é iniciar o atendimento das equipes no primeiro semestre e adianta que as providências necessárias para contratação dos profissionais já estão em andamento. “O Melhor em Casa será um avanço para a Saúde no município. Com a continuidade da assistência ao paciente na residência, poderemos desafogar as UPAs”, reforça.
Referência técnica da Coordenação de Atenção Domiciliar em Minas Gerais, Mariana Borges Dias avalia que a Secretaria tem uma rede bem estruturada para dar apoio às equipes domiciliares. Segundo ela, a integração entre todos os níveis de assistência é fundamental para o bom funcionamento do serviço. “Todo mundo está envolvido, desde a central de regulação da Secretaria até a universidade. Com isso, Uberaba sai na frente”, afirma e salienta que os benefícios atingirão toda a rede assistencial.
A analista em regulação da Secretaria de Saúde, Fernanda Camargo, explica que a visita técnica foi organizada para mostrar o serviço existente no município e direcionar o processo de trabalho para estruturação das equipes. Ela acrescenta que as equipes domiciliares estarão vinculadas à UPA São Benedito, hospitais e unidades básicas de saúde. “Essas unidades que irão referenciar pacientes para o atendimento em casa, caso o médico recomenda a continuidade do tratamento na própria residência”, esclarece.
O Ministério da Saúde habilitou duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (Emad) e uma Equipe Multiprofissional de Apoio (Emap) para o município. As Emads serão compostas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico de enfermagem. Já o grupo de suporte contará com farmacêutico, assistente social e nutricionista.
Mapa do Site:
Av. Dom Luiz Maria Santana, 141 - Santa Marta - Uberaba/MG
Telefone: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h