WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

30/06/2011 - Saúde capacita profissionais para programa anti-tabagismo

Saúde capacita profissionais para programa anti-tabagismo

Dando continuidade ao processo de descentralização do programa anti-tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira (30) capacitação para profissionais das unidades básicas. Hoje as atividades são desenvolvidas no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), porém o programa funcionará em mais oito unidades até o fim do ano.

De acordo com a coordenadora, Sônia Terezinha Rosa, cerca de 60 profissionais participaram do treinamento. Ela explica que foram trabalhadas dinâmicas de grupo e técnicas juntamente com médicos, enfermeiros, psicólogos e técnicos em nutrição que atendem nos postos de saúde.

Além disso, a capacitação esclareceu dúvidas sobre o programa e as diretrizes para o combate ao tabagismo no município. “Estamos formando novas equipes para trabalhar com os grupos de apoio nas unidades, onde será feito o tratamento terapêutico e medicamentoso. Isso levará o programa aos bairros, facilitando o acesso a mais pessoas", destaca. Sônia acrescenta ainda que a descentralização visa o atendimento de pacientes do sexo masculino. “O programa estará integrado às ações para a Saúde do Homem, pois existem muitos fumantes que querem parar e não procuram a gente porque as atividades são concentradas no Caism, unidade voltada à mulher", avalia.

A diretora de Atenção Básica, Elaine Teodoro, informa que até o fim do ano o programa anti-tabagismo estará implantado e em funcionamento nas unidades Álvaro Guaritá (Valim de Mello), Maria Tereza (Bairro de Lourdes), João Resende (Tutunas), Luiz Meneghello (Volta Grande), Amad Ali (Elza Amuí), Antonina Coelho (Fabrício), Ézio de Martino (Boa Vista) e George Chirre (Alfredo Freire). A partir daí, as pessoas serão avaliadas diretamente nos postos de saúde, onde também participarão dos grupos e terão acompanhamento do médico. “Finalizamos a preparação das equipes e agora precisamos acertar somente questões de estrutura e logística para concluir a descentralização das atividades”, pondera.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar