WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

04/01/2011 - Prefeitura disponibiliza dentaduras a pacientes da rede pública

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou fabricação de próteses dentárias na rede pública. Com liberação de recursos do governo federal, a meta é fornecer 150 dentaduras por mês para atender a demanda dos pacientes.

O Ministério da Saúde liberou R$ 4.973.775,72 dentro do programa Brasil Sorridente para a implantação de laboratórios regionais de próteses dentárias. Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União de 31 de dezembro de 2010, Uberaba terá R$ 12 mil por mês para custear o serviço.

De acordo com a referência técnica em Saúde Bucal da SMS, Laércio Mangucci Júnior, os pacientes por enquanto podem recorrer às unidades matriciais do Bairro de Lourdes (UMS Maria Tereza), Volta Grande (UMS Luiz Meneghello) e Fabrício (UMS Antonina G. Coelho) para requerer o benefício. Já a partir do segundo semestre, o atendimento será expandido a toda a rede. “Queremos facilitar o acesso, pois a pessoa poderá ir à unidade mais próxima de casa para fazer a avaliação”, destaca.

Mangucci explica que o município começa fabricando, em média, 50 dentaduras. Porém, até o segundo semestre o número deverá triplicar, com capacidade para fornecer 150 próteses conforme a necessidade dos usuários. “Estamos com licitações abertas para compra dos materiais e quando os processos forem fechados vamos chegar a esse total de atendimentos”, afirma. O laboratório está sendo montado na Unidade Regional de Saúde (URS) Boa Vista.

O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, conversou ontem com o prefeito Anderson Adauto e já antecipou que a cobertura será ainda maior. "O prefeito manifestou que investirá o que for necessário para chegar a 500 dentaduras por mês. Essa é a meta prevista por ele", conta.

Conforme o secretário, para chegar ao número, além do laboratório próprio, está em estudo contratar empresas particulares por meio da abertura de chamadas públicas. No entanto, tudo dependerá da demanda observada na rede. 

Para receber a prótese, o paciente deve passar por avaliação do dentista, que fará o encaminhamento para tirar o molde e posterior colocação da dentadura.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar