WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

21/12/2010 - Saúde capacita 228 profissionais em Clínica da Dor

Secretaria Municipal de Saúde fecha o programa de capacitações deste ano com o 3° Curso da Dor. Coordenado pelo médico-neurologista, Jaime Olavo Marquez, o treinamento para profissionais da área da Saúde realiza o último encontro nesta quarta-feira, a partir das 8h, no anfiteatro da Aciu. Ao longo do ano, 228 servidores participaram do curso, sendo 40 apenas na edição atual.

Segundo o especialista em Clínica da Dor, Jaime Olavo Marquez, o objetivo da SMS é proporcionar a formação continuada dos profissionais da Saúde Pública sobre um problema que atinge 30% da população. O médico salienta que durante o curso, os participantes tiveram a oportunidade de discutir e criar protocolos para o diagnóstico e tratamento dos pacientes com dor crônica. “Este é um dos primeiros cursos sobre o assunto desenvolvido numa rede municipal em todo o Brasil. Estamos levando conhecimentos específicos para a equipe que atende na rede pública”, destaca.

A diretora do departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Carla Leite, explica que o treinamento abrangeu médicos, psicólogos, fisioterapeutas e demais integrantes da equipe multiprofissional da rede municipal de Saúde. De acordo com ela, os primeiros resultados já são observados na prática do atendimento ao paciente.

Atenta à qualificação profissional para melhoria na prestação de serviços, A SMS promoveu este ano outros 60 cursos em diversas áreas, registrando quase 4.500 participações de servidores. Na lista constam treinamentos para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na urgência e emergência, formação inicial para agentes de combate de endemias e de agente comunitários de saúde.

Conforme a diretora, também merece destaque o programa de capacitação permanente para recepcionistas das unidades de saúde e motoristas de ambulância e SAMU. Iniciado no segundo semestre de 2010, o trabalho já está ocorrendo mensalmente com atualização dos servidores para atender melhor a demanda dos usuários na rede pública de Saúde.

A coordenadora do Centro de Educação em Saúde, Mônica Menezes, informa que o cronograma de capacitações será reiniciado a partir da segunda quinzena de janeiro. “Além das necessidades que surgem no atendimento ao usuário, veremos as demandas trazidas por funcionários e vamos formatar a grade de cursos para o próximo ano”, conclui.

 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar