WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

20/10/2010 - Saúde define prazo máximo para atendimento de consultas

As consultas agendadas pelo sistema eletrônico devem ocorrer em no máximo em 60 dias em quatro especialidades e em até 30 dias para as demais 12 especialidades.

Consultas da rede pública de saúde em Uberaba, por meio do agendamento eletrônico, devem ser atendidas em até 60 dias nas especialidades de cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, enquanto que as demais áreas terão agenda em até 30 dias, no máximo. Os prazos foram definidos em reunião do Secretário Municipal de Saúde, Valdemar Hial, e toda equipe, com o prefeito Anderson Adauto, quando o programa de prioridades da Saúde e demais ações do setor foram avaliadas.

O prefeito Anderson Adauto avalia como muito positiva a reunião com a equipe da saúde e entende ter sido este encontro o mais produtivo de todos, visto que importantes avanços no atendimento ao cidadão foram definidos. O prefeito cita a unificação da coordenação do SAMU e o serviço de ambulâncias, a ampliação do Programa Saúde da Família em 20%, elevando o número de equipes de 50 para 60; a informatização da saúde até à implantação do Prontuário eletrônico; o programa de fornecimento de próteses por meio do atendimento odontológico da rede municipal e o cumprimento de todas as metas de prevenção à Dengue como ações a serem executadas pela Secretaria.

Anderson Adauto também destaca a conclusão das obras de quatro Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade Regional e do Hospital Regional dentro do cronograma estabelecido e a compra de equipamentos para colocá-las em funcionamento.

Quanto a prazos, além de definir o atendimento do sistema de agendamento eletrônico em até 60 dias para cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia, especialidades em que faltam profissionais no mercado para suprir a demanda reprimida, e de 30 dia para as demais especialidades, também está definido que todos os exames devem ser oferecidos aos usuários em 48 horas, com exceção de Ulttrassom, que deve ser realizado em no máximo 30 dias. No caso de Exames de alta complexidade, o prazo fixado pela equipe de saúde é de, no máximo, em uma semana.

Durante a reunião, o secretário Valdemar Hial revelou que atualmente 22% das pessoas que agendam a consulta médica por meio do sistema eletrônico não comparecem. O prefeito solicitou imediato estudo sobre o assunto e a definição de ações para reduzir este percentual, uma vez que o usuário que não comparece à consulta utiliza o lugar de alguém que permanece esperando.

Outra medida a ser adotada nas unidades de saúde é a implantação de câmeras de vídeo em todas elas. A iniciativa tem por objetivo garantir mais segurança ao usuário e a verificação da qualidade do atendimento oferecido à população. A Licitação para aquisição do sistema deverá ser aberto até o final do mês de outubro.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar