WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

16/09/2010 - Secretaria de Saúde apresenta dados e ações contra a dengue

Comitê de Mobilização, Assessoramento, Acompanhamento das Ações de Controle da Dengue no Município de Uberaba promoveu mais uma reunião nesta quarta-feira (15) quando apresentou os trabalhos realizados dentro dos eixos: I - Educação e Mobilização Social; II - Operação de Campo; III – Legislação; e V - Assistência ao Paciente, no período de janeiro a setembro de 2010, e apresentação de novas medidas voltadas para o controle da doença.

De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Geane Aparecida Andrade, o município apresenta 2.232 casos confirmados da doença. Para ela, a contaminação da doença apresenta uma sazonalidade, onde os períodos de maior transmissão ocorreram nos primeiros meses deste ano. “Hoje, mesmo no período de estiagem, ainda existe a transmissão da doença. Um dos fatores para que isto aconteça é a existência de recipientes que acumulam água como caixas d’água, vasos de plantas e outros, que são criadouros do mosquito Aedes aegypti, que não dependem das chuvas”, explicou.

Segundo a Diretora, a população tem um papel fundamental no controle do mosquito transmissor da doença, evitando que os mesmos deixem materiais que acumulam água em suas residências. “Em todo estado de Minas Gerais houve um aumento nos casos. É o maior registro dos últimos 10 anos, e um dos fatores que contribui para isso é a inserção de vários sorotipos de vírus circulantes simultaneamente”, destacou.
Em todo o mundo, existem quatro sorotipos de vírus: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Em Uberaba, entre os anos de 2002 a 2006, o sorotipo circulante era o DEN-3 e em 2010, foi identificada a introdução do sorotipo DEN-1. “Isto mostra as consequências diretas no número de casos notificados e maior probabilidade de ocorrência de casos graves”, falou Geane Aparecida Andrade.

De acordo com ela, Uberaba irá adotar uma nova ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde, voltado para o combate à dengue no Brasil. Esta ferramenta busca avaliar o risco de epidemias de dengue nos estados e municípios brasileiros e orientar ações imediatas para evitar que elas se tornem realidade. “A proposta será encaminhada ao Secretário Municipal de Saúde, Dr. Valdemar Hial, e vamos trabalhar para que esteja pronta até o final deste ano”, ponderou.

Uma das ações já adotada pela SMS é a notificação por e-mail, onde todos os casos suspeitos que dão entrada nos postos de saúde do município e nos hospitais são repassados para o Departamento de Vigilância Epidemiológica diariamente, proporcionando uma ação quase que imediata no bloqueio da doença. “Assim que somos notificados, acionamos o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), e eles realizam o trabalho de bloqueio em um raio pré-definido, a partir do quarteirão do suspeito. O tempo para que isso aconteça deve ser de um dia para o outro”, destacou.

Segundo o Diretor do DCZ, André Luis Ribeiro, os agentes de combate a endemias estão no 5º ciclo de visitas domiciliares e até o momento, foram visitadas 466.823 imóveis. Nos pontos estratégicos, como cemitérios, ferros velhos e borracharias, onde as visitas são quinzenais, foram realizados 16 ciclos, sendo visitados 2.119 imóveis. Nas ações de controle ambiental, foram recolhidos 826.453 quilos de pneus de 182 borracharias cadastradas, instaladas 473 tampas de caixas d’água e 371 foram fabricadas.
 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar