WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Saúde

09/07/2009 - Mais de 2.500 animais de pequeno porte já foram vacinados contra a raiva

Com início no último dia 1º, a campanha de vacinação anti-rábica de cães e gatos na zona rural, imunizou 2.504 animais em uma semana.

Os dados informados pela Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, se referem ao dia 08, quarta-feira. Das 288 localidades rurais existentes, 97 já foram visitadas.

O atendimento é feito de casa em casa pelos agentes da Seção de Controle de Animais de Pequeno Porte. Seis equipes, com dois componentes em cada casa, fazem a imunização.

A raiva é uma doença mortal causada por vírus. Ocorre em todos os mamíferos, inclusive no homem.

O principal transmissor da doença é o cão, seguido do morcego e do gato, respectivamente.

A transmissão ocorre pela saliva do animal doente, principalmente pela mordida, por arranhaduras produzidas pelas unhas do animal, pelo contato da baba com a pele ferida, esfolada ou arranhada recentemente e pelo contato com mucosas (olho, boca e narinas).

Para prevenir contra a doença, vacinar cães e gatos contra a raiva anualmente é de extrema importância. “Por isso, alertamos aos proprietários que fiquem atentos ao risco da raiva e durante este período, deixem aos cuidados dos zeladores ou vaqueiros a chave dos cadeados das porteiras para que todos sejam atendidos”, pontua o diretor da Diretoria em Vigilância em Saúde, Cleuber Franco Borges.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de 3 meses de idade, sendo que os que forem vacinados pela primeira vez devem ser revacinados em 30 dias.

A previsão é que a campanha na zona rural termine no dia 31 deste mês, quando tem início o atendimento na área urbana. 

 
 
 

Outras Notícias: Saúde



Voltar