WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

30/04/2009 - Prefeitura abre agenda do centenário da Biblioteca Bernardo Guimarães

Agenda oficial em torno do centenário da Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” será aberta nesta quarta-feira (29) às 19 horas. Placa alusiva à data será inaugurada pelo prefeito Anderson Adauto. Nela já estará a frase vencedora de concurso cultural sobre o tema. “Biblioteca Bernardo Guimarães: 100 anos transformando leituras em possibilidades” foi escrita por Jaqueline Freitas Ramalho Souza, 14 anos, aluna da oitava séria da Escola Municipal Celina Soares de Paiva. Ao todo foram cerca de duas mil frases concorrendo, segundo a responsável pela Biblioteca, Viviane de Almeida Cataldi. A estudante vai ser premiada com um computador, um livro sobre a história da Biblioteca, escrito pela historiadora Marta Zedinick, e a miniatura da placa com a sua frase.

Caberá ao professor José Maria Madureira, declamar o poema que Bernardo Guimarães fez a Uberaba, “Saudades do sertão do oeste de Minas Gerais”, também conhecido como “Ubérrima Uberaba”. A solenidade conta, ainda, com performance de alunos do projeto Jovem Músico, que através de um rap vai contar a vida e a história de Bernardo Guimarães, que viveu durante alguns anos em Uberaba. Orquestra Colégio Cenecista Dr. José Ferreira completa a relação de apresentações. Cem personalidades que contribuíram de forma expressiva para a educação e a cultura do município serão homenageadas.

A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães foi instalada em 8 de abril de 1.909 pelo agente executivo Felipe Aché e teve como primeira sede o térreo (hoje porão) do Paço Municipal na Praça Rui Barbosa. A comemoração do centenário mantém agenda de eventos até abril de 2010, com programações culturais diversificadas e destinadas a todos os segmentos da comunidade. 
 
 

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar