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Educação e Cultura

21/09/2021 - Educação publica edital para certificação de diretores e inscrições começam dia 30 de setembro

A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) deu mais um passo para a certificação de gestores da rede municipal de ensino, com a publicação do edital do processo no diário oficial do Município, jornal Porta-Voz, edição 1995, de 17 de setembro de 2021.

No total, serão oferecidas 112 vagas, sendo 76 para as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, divididas entre diretores (38) e vices (38), e 36 aos Cemeis (diretor), para o quadriênio 2022-2025. As inscrições estarão abertas no período de 30 de setembro até o dia 1º de novembro de 2021, e serão feitas exclusivamente pelo site www.vunesp.com.br, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de R$ 97,04, por meio de boleto bancário.

Contratada pelo Governo Municipal, por meio da Semed, a Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) será responsável pela elaboração dos instrumentos avaliativos da primeira etapa deste processo, bem como pelo planejamento, coordenação e controle das atividades de impressão de todo o material necessário ao certame.

Conforme edital, o processo de certificação terá três etapas: a primeira será constituída de prova objetiva e redação; a segunda, da entrega do plano de gestão à Semed, bem como sua apresentação à comunidade escolar, e a terceira, de consulta mediante votação.

Para participar da certificação é necessário ser detentor de cargo efetivo do magistério da educação básica da rede municipal de ensino; ter experiência comprovada nas áreas docente e/ou pedagógica, ou de gestão em educação (nas redes públicas ou particulares) de, pelo menos, dois anos; estar em efetivo exercício na unidade de ensino onde estiver pleiteando o cargo à direção ou vice-direção, por um período mínimo de 180 dias anteriores à data da posse, entre outras exigências.

Conforme edital, os candidatos aos cargos de diretor e vice farão provas em 21 de novembro, sendo que no dia seguinte, 22, será disponibilizado o gabarito. Para o dia 15 deve ser entregue e apresentado o plano de gestão e, no dia 16, a comunidade escolar vota.

Aprovados no processo de certificação serão nomeados no dia 29 de dezembro.

“Peço que continuem administrando as unidades como se fosse o primeiro dia. Nossa comunidade merece”, disse a secretária de Educação, professora Sidnéia Zafalon, aos gestores da rede, com os quais ela se reuniu nesta segunda-feira, 20.

Aqueles que completarão oito anos nos cargos e que são efetivos poderão fazer a certificação, mas entrarão num quadro de reserva, que não o da unidade onde estão atuando atualmente.

Os gestores com quatro anos nos cargos e desde que de carreira no magistério, podem pleitear um novo mandato, ressaltou Sidnéia. “A certificação é uma conquista, especialmente quando se sabe que em 69,5% dos municípios brasileiros as indicações para esses postos de direção ainda são políticas. Nós defendemos um processo democrático”, disse a secretária.

“Nossa proposta é seguir rigorosamente a lista de aprovados”, completou Sidnéia. A íntegra do edital do processo de certificação pode ser conferida no Porta-Voz edição 1995, de 17 de setembro de 2021 (https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTk0NTIw).

 
 
 

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