WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

06/07/2021 - Governo Municipal bate recorde na emissão de licenças em junho

Junho terminou com dois recordes dos últimos cinco anos na emissão de Habite-se (150) e Alvarás de Construção (183) pela Secretaria de Planejamento, demonstrando que o mercado da construção civil está aquecido, apesar da pandemia.  “Essa é uma tendência que estamos percebendo desde o ano passado e num esforço conjunto da Seplan, em que pese a pandemia que  levou  servidores a trabalhar em casa, conseguimos essa marca”,  afirmou a arquiteta do Departamento de Aprovação de Projetos Arquitetônicos e Parcelamento do Solo,  Larissa Nunes Hashimoto. O levantamento vem sendo realizado mês a mês desde 2017. Esse ano já foram emitidos 510 Habite-se  e 671 alvarás.

De acordo com a arquiteta, houve um crescimento significativo nos últimos três meses, tendo em vista que fevereiro e março registraram queda, o que é comum em todos os anos. No entanto, em abril foram 133 novos alvarás, em maio foram 118, chegando aos 183 de junho. Ela lembrou que o maior índice registrado desde o início do levantamento foi de 153 em agosto de 2020, ficando ainda aquém dos atuais índices.

Da mesma forma, foi registrado pela Seplan um aumento significativo no número de Habite-se em junho, chegando a 150, superando abril quando chegou a 103, que já foi expressivo. Em janeiro foram emitidos 62, fevereiro, 53 e março teve 56 e maio, 86. Anteriormente, o recorde foi de 125 em 2019, abaixo dos números atuais.

Larissa Hashimoto explicou que o alvará é emitido no início de qualquer construção, pois trata-se da licença para construir o imóvel. Nesse caso, assegurou que a pessoa está executando uma obra legal, num lote regular e dentro dos parâmetros da legislação.

Ao concluir a obra, o cidadão tira o Habite-se junto à Prefeitura, onde está atestado que a obra foi finalizada, está de acordo com o projeto  aprovado e está pronta para ser ocupada.

Cada um dos processos tem custos de acordo com a metragem quadrada da construção. Os custos e o necessário para obter essa documentação estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba (http://www.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo/conteudo,142) e isso é regido pelo Código Tributário.

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar