WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

13/04/2021 - 100 dias: Funel reafirma parcerias e reavalia processos

Reestruturação administrativa, fortalecimento de parcerias e projetos junto à iniciativa privada, visando a promoção de atletas de diferentes modalidades, marcam início de ano da Fundação

Impossibilitada de iniciar seu calendário anual de ações – aulas de atividades físicas, escolinhas de esportes e eventos esportivos – por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) voltou toda sua atenção aos processos internos. “Fizemos um diagnóstico de nossas ações e processos, desde o calendário de atividades e o sistema de matrículas até a utilização de nossos espaços esportivos e reformulação de nossa equipe administrativa e operacional. Organizamos e adequamos a casa para atender da melhor maneira possível a comunidade”, explicou o presidente da Funel, Edgard Silva Júnior.


Para maior controle e agilidade na busca por informações, um novo sistema de matrículas foi implantado. “Centralizamos todas as matrículas em uma única secretaria que agora ocupa a sala até então utilizada pelo Ambulatório de Medicina Esportiva, a qual tem acesso direto pelo hall da Fundação. Antes, cada departamento realizava a matrícula de seus cursos em suas salas. Agora, com essa centralização, teremos mais agilidade na busca por informações e daremos mais conforto e segurança aos alunos”, explicou o presidente. A programação anual da Fundação e o Calendário Esportivo 2021 também foram adequados à pandemia, de forma que podem ser iniciados assim que houver liberação pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.


A reestruturação e o aperfeiçoamento das equipes, tanto operacionais quanto administrativas, receberam atenção especial da gestão da Fundação. “Fizemos um levantamento das demandas da Fundação, reposicionamos servidores e requisitamos a nomeação de mais dois aprovados em nosso concurso. Com essas ações, fortalecemos nossa equipe e damos andamento ao preenchimento de vagas constantes no edital. Acreditamos que chegamos a um desenho de gestão que tornará nossos processos e ações mais ágeis e eficientes”, explicou Silva. Nesse contexto, foram realizadas reuniões com estagiários para fortalecer o papel da Fundação no aperfeiçoamento da formação profissional dos futuros professores, valorizando a atuação dos mesmos em suas diferentes áreas de atuação.


Para ampliar a atuação da Funel junto a importantes instituições uberabenses e à comunidade, foram realizadas visitas pontuais. Reunião realizada entre a equipe da Fundação, a prefeita Elisa Araújo e representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) resultou em planejamento, o qual está em fase de elaboração, para apoio ao paradesporto. Já na visita à Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti), foi realizado levantamento do espaço físico para desenvolvimento de atividades esportivas voltadas aos alunos assistidos pela Feti. A equipe da Fundação também cumpre agenda de visitas às comunidades rurais para identificação de demandas, estudo de viabilidade e consequente elaboração e execução de projeto.


A Funel também formalizou, junto à Secretaria Municipal de Educação (Semed), a cessão de professores, primeiro passo para viabilizar o retorno das atividades aos espaços esportivos e às unidades escolares. “Estamos desenvolvendo, ainda, a pedido do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), projetos de atividades físicas aos cidadãos atendidos em suas unidades e de atendimento aos servidores desses centros com ginástica laboral. Estamos, inclusive, com projeto de introdução da ginástica laboral em todas as secretarias do Município. Acreditamos que essa atividade é importantíssima na melhoria da qualidade de vida e para o desempenho no trabalho do servidor. Aguardamos apenas a liberação do Comitê de Enfrentamento para darmos início a essas ações”, ressaltou o gestor. 


Parcerias e apoio
Para o presidente da Funel, a realização de parcerias com entidades e com a iniciativa privada é essencial para promoção e difusão do esporte, além de fundamental para a realização de eventos esportivos de grandes proporções. “Por isso, recebemos os parceiros tradicionais da Fundação e estamos elaborando projetos de parcerias junto à iniciativa privada, visando a promoção de atletas de alta performance de diferentes modalidades”, esclareceu. 


Parceria com a EXP Produções e com a DNA Universitária, promotoras da Copa Inter Atléticas (CIA) e da Liga Interestadual Universitária (LIU), respectivamente, foi reforçada. Os eventos, que movimentam os estudantes e a economia de Uberaba, estão em fase de planejamento e serão realizados assim que liberados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19.  “Recebemos também o presidente da LUF (Liga Uberabense de Futebol), Roberto Carlos Fernandes, quando consolidamos nossa parceria e propomos a ampliação da participação da entidade em eventos relacionados à modalidade”, revelou Silva. A diretoria da Funel recebeu, ainda, representantes das escolinhas de futebol da cidade, quando auxiliou no planejamento da retomada das atividades durante e após a pandemia.


Parceria também foi firmada com o Uberlândia Esporte Clube para cessão do Uberabão nos jogos do UEC no Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. “Devido à pandemia, o Uberlândia precisava apresentar duas sedes para realização de seus jogos. Atendemos de imediato o pedido de cessão do Uberabão por entendermos que a realização desses jogos em Uberaba, além de valorizar o esporte em nossa região, fortalece o vínculo entre as duas cidades”, explicou o presidente da Funel.


Em encontro realizado na sede da Fundação com os diretores da Associação dos Corredores de Rua de Uberaba (Acru), a colaboração para a realização das corridas de rua foi reafirmada, assim como foi ratificado o compromisso para a execução das etapas previstas na Lei de Incentivo ao Esporte. Outra parceria firmada pela Funel foi com a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), para recebimento de serviço comunitário de pessoas em cumprimento de penas alternativas. “Firmamos, ainda, apoio ao atleta de triátlon paralímpico de alto rendimento João Carlos Nogueira”, ressaltou Silva. 


Espaços esportivos e infraestrutura - Até Uberaba entrar na Onda Roxa, no dia 7 de março, quando, para atender às restrições impostas pelo governo estadual, a Funel suspendeu as ações de manutenção, a equipe responsável pela área fez 23 visitas em academias ao ar livre, realizando sete reparos; 53 serviços de poda e capina em 30 campos comunitários, dois reparos em parques infantis e 39 ações de manutenção em espaços esportivos. “Estamos readequando o espaço na Arena Funel utilizado pela ginástica artística, no qual são atendidos mais de 140 alunos, e planejando uma melhor utilização do Parque das Acácias, procurando diversificar e ampliar as atividades físicas no local”, contou o gestor.


A Fundação estuda também, com a colaboração da Codau, a viabilidade de implantação de novo sistema de tratamento de água para melhoria da qualidade da água nas piscinas da Arena Funel. Outro projeto em estudo é a adaptação do Centro de Treinamento da Univerdecidade para utilização pelos praticantes de motocross, paintball e bike, além da construção de uma pista de kart no local. “Estamos planejando, ainda, a revitalização e valorização do Uberabão, tendo em vista este ser um importante ponto turístico de nossa cidade, e buscando parcerias privadas para a reestruturação e ampliação da ciclofaixa”, finalizou o presidente da Fundação.

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar