WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

29/12/2020 - Mudança do Crei para imóvel próprio garante continuidade da educação inclusiva

O prefeito Paulo Piau e a primeira-dama Heloísa Piau apoiaram mais uma conquista para a Educação de Uberaba, desta vez, pela inclusão. Juntamente com a secretária da Pasta Silvana Elias, inauguraram a sede oficial e permanente do Crei - Centro de Referência em Educação Inclusiva Paulo Antônio Pável de Carvalho, que foi instalado dentro do Cemea Boa Vista, um bem público que abriga atividades esportivo-educacionais, bem como biblioteca e modalidades de arte e cultura.

A transferência de um imóvel alugado para um imóvel público garante aos alunos matriculados na rede municipal a continuidade dos atendimentos clínicos, pedagógicos e especializados já realizados pelo Departamento de Educação Inclusiva. De acordo com Piau, é uma política pública de destaque em Uberaba, que mereceu estudo na UFTM e foi considerada uma das melhores atuações públicas na área.

Ele ressaltou a importância do trabalho dos profissionais do Crei, humanizando as relações e promovendo realmente a inclusão das pessoas com deficiências. "Estamos agora aqui com a casa própria. Estamos economizando em aluguel e garantindo mais chances de continuidade das políticas públicas de Educação Inclusiva", comenta.

Silvana Elias agradeceu especialmente à Heloísa Piau pelo apoio ao projeto e a escolha do nome do Paulo Pável (PA) para o Crei. "Eu acredito que foi providência divina o pedido de devolução do imóvel onde o Crei estava e agora estamos nos sentindo em casa. Estamos em um momento de gratidão por todos que acolheram o Crei aqui", relatou emocionada.

Séfora Siqueira, diretora do Cemea Boa Vista considerou que quando o Projeto Labor e a EJA (Educação de Jovens e Adultos) se instalaram no Cemea, ela ficou feliz por saber que estava sendo feita alguma coisa pelas pessoas com deficiência. "Aqui é um celeiro de acolhimento à comunidade com praticamente três mil atendimentos semanais. E quando cogitaram a possibilidade de instalar o Crei aqui, eu fiquei muito feliz, porque esse espaço não é meu, mas é onde estou como gestora e tenho a honra de participar desse momento", completa.

A chefe do Departamento de Educação Inclusiva, Denise Scussel, relembrou várias etapas de trabalho referência para 39 municípios da região. Agradeceu aos gestores Piau e Silvana e à diretora Fernanda Roqueti, pelo apoio no momento em que o prédio antigo teria que ser desocupado em, praticamente, dois meses e sem recursos. "Agradeço à Sefora por ter nos acolhido com amor e às professoras Juliana Cornélia de Jesus e Fabiana Bessim, meus braços direito e esquerdo. Estou aqui novamente com esperança e acreditando que dias melhores virão", afirmou.

A mudança de endereço também promoverá melhor acolhimento para os atendimentos aos alunos, com local mais acessível, espaço amplo, agradável e com possibilidades de parceria nas atividades do Cemea. O Crei oferece avaliações psicopedagógicas, atendimento multiprofissional, com psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e trabalhos de estimulação motora, visual, sensorial e arteterapia.

 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar