WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

18/12/2020 - Memorial do Esporte é lançado com homenagens a personalidades esportivas

Noite de reconhecimento e emoção para o esporte de Uberaba. O Tributo Memorial do Esporte que aconteceu na noite de ontem (17), no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba, marcou o lançamento oficial do Memorial do Esporte e foi acompanhado pelos esportistas homenageados e seus familiares, além de autoridades e jornalistas especializados.

“É fundamental prestigiarmos aqueles que construíram a rica história esportiva de nossa cidade, que dedicaram sua vida ao esporte e a formação de atletas. Esta noite, estou me sentindo entre amigos”, afirmou o prefeito Paulo Piau, que recebeu uma homenagem especial pelo trabalho realizado como gestor esportivo e incentivador do esporte.

Para o presidente da Fundação de Esporte e Lazer (Funel) – mantenedora do Memorial do Esporte e realizadora do evento –, Luiz Alberto Medina, a valorização da história e das personagens que construíram essa história é fundamental para o futuro de Uberaba. “Valorizar nossos esportistas, tornando-os exemplos para gerações futuras, é o objetivo do Memorial. Pessoalmente, estou muito feliz e emocionado em tê-los aqui”, ressaltou Medina, homenageado especial pela trajetória de atleta, formador e gestor esportivo.

O evento aconteceu com número limitado de convidados, em respeito às regras de distanciamento social e de higiene impostas para não disseminação da Covid-19. Na próxima semana, a Funel disponibilizará em suas redes sociais o vídeo completo do evento.

Memorial do Esporte Para lançamento do Memorial do Esporte, foi montada, entre a entrada principal do Centro Administrativo e o Anfiteatro, um túnel com uma mostra de 24 metros lineares da linha do tempo, na qual estavam expostos alguns dos mais importantes eventos da história esportiva uberabense – de 1860, quando foi registrado o primeiro evento esportivo de Uberaba (uma corrida de cavalos) até os eventos atuais que colocaram a cidade no calendário esportivo nacional e internacional.

Também houve exposição de painéis com fotos ilustrativas de cada uma das décadas, mostrando os grandes momentos esportivos vivenciados pela cidade, além de troféus, bolas, camisas e flâmulas que remetem às grandes conquistas de época em todas as modalidades. O material exposto faz parte dos mais de 5 mil itens do acervo do Memorial ou foram emprestados por importantes clubes, entidades e atletas.

Homenagens Para seleção dos premiados, a Funel convidou 150 notáveis, entre atletas, dirigentes e jornalistas, que, em uma votação espontânea, indicaram 20 esportistas e personalidades que marcaram a história esportiva de Uberaba. No total, foram recebidos votos de 107 notáveis, que citaram 512 nomes. As 20 personalidades mais votadas foram agraciadas com o Tributo Memorial do Esporte. A mulher mais votada, Poliana Fátima Sousa de Jesus, do atletismo paralímpico, recebeu o Tributo Mulher e o mais votado entre todos, Antônio Carlos Nomelini, o Toinzinho, também foi agraciado com o Tributo Master.

 

Confira a lista de todos os homenageados:

Amadeu de Oliveira Luiz da Costa - Futsal

Otávio Lamartine Leite (Sansão) - Judô

Vander Ghizzoni (Vandinho) - Futebol

Reginaldo Damião – Karatê

Valter Celani, o Tati (in memorian) - Futebol

 Mário Fernandes Oliveira Neto (Marão) - Basquete

Rodrigo Mendes - Futebol

José Humberto Rodrigues (Batata) - Atletismo paralímpico

Washington Madeira - Futsal

Raimundo Sarkis - Natação

Maurílio Moura Miranda - Imprensa

Hélio Gomes - Atletismo

Antônio Carlos Nomelini (Toinzinho) - Futebol

João Menezes - Tênis

Diron Francisco Alves - Futebol

Waender Barros - Futsal

Paulo Luciano Deodato de Oliveira - Futebol

José Carlos Chagas - Bocha paralímpica

Constantino Calapodopulos - Medicina esportiva

Paulo Rodrigues Barcelos - Futebol

Tributo Mulher: Poliana Fátima Sousa de Jesus - atletismo paralímpico

 Tributo Master: Antônio Carlos Nomelini (Toinzinho)

 

Patrícia Peixoto Bayão
Assessoria de Comunicação – FUNEL

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar