WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/12/2020 - Projetos no Residencial 2000 levam arte e tecnologia para a escola

No início do ano de 2020, foi implementado na Escola Municipal Esther Limírio Brigagão, o projeto “Uso das Tecnologias no Espaço Escolar”, por meio do Programa Educação Conectada. O projeto foi referência como ponto de pesquisa para os alunos, com computadores na biblioteca, favorecendo a aprendizagem de forma lúdica, tecnológica, prazerosa e significativa, como explica a diretora Eliana Maciel. “O uso dos recursos multimídia nas salas de aula vem ganhando cada vez mais importância no campo educacional”.

Outro destaque é o “Arte Educadora: Grafite que nos Ensina e que nos Empodera de nossa história”, que tem como objetivo dar às paredes brancas das salas de aula os rostos de importantes personalidades Educacionais brasileiras e uberabenses; são eles; professor Antônio Carlos Marques, Aparecida Ferreira (Pênfigo), professora Mônica Rodrigues do Nascimento, Mário de Ascenção Palmério e Célio dos Reis Cardoso (líder comunitário in memorian), com  a intenção de que a comunidade se aproprie da história e sentido que essas pessoas trazem. Por meio do grafite, buscou-se expor toda riqueza, importância e contribuição que esses Educadores têm para a Educação de nossa cidade, é uma forma que a Escola encontrou de presentear a cidade de Uberaba pelos 200 anos, considerando as obras e afetividade que esses educadores para conosco cidadãos Uberabenses. O legado desses Educadores serviu de inspiração para a idealização do projeto. “Pretendemos fazer ações a partir do que vivemos em nosso cotidiano, buscando/sendo sentido na Educação que praticamos, aproximando das vivências da comunidade escolar”, conta o vice-diretor Rafael Honorato.

Ele explica que, de lugar de aprendizado, como muitos enxergam, a escola se tornará também espaço público de arte. Cada sala de aula terá um universo integrador e pertencente, o que trará uma experiência transformadora para o contexto escolar. A idealização e escrita do projeto foram feitas em diálogo conjunto com alunos, professores, coordenadores e gestores (Direção e Conselho Escolar).

O artista escolhido para dar conta do trabalho é Clayton Tomaz da Costa é artista visual e arte-educador, natural da cidade de Uberaba (MG). Autodidata, é co-realizador de vários projetos de difusão do grafite na cidade, tais como: Falando com as Paredes (2016), Traços e Memórias (2014) e Flores e Valores (2015).

E o último projeto é a continuação do anterior, denominado “Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente”, o mesmo visa disseminar o conhecimento e defender causas, ao mesmo tempo em que ajudam a consolidar a reputação e a responsabilidade socioambiental dos clientes e parceiros. O referido projeto se iniciou com o tema “Caminhos da biodiversidade”. Nessa ação um aluno foi escolhido pelo concurso de desenho e a escola foi contemplada com o grafite na fachada principal de entrada, com a participação dos alunos.  É um projeto cultural com foco nas ações educativas, que utiliza a fotografia como meio de expressão. A escola também foi contemplada no muro interno com a arte, Caminhos do Consumo Consciente, finalizado nesta semana.

A escola conta com 11 salas informatizadas, compostas com data show, tela de projeção retrátil, som ambiente e computadores, para atender 800 alunos. Está prevista para o próximo ano, a continuidade dos projetos, uma sala informatizada como ponto de pesquisa para os estudantes e para a comunidade, no horário contra turno.

 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar