WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

16/07/2020 - Alunos de escolas municipais conseguem resultado positivo em avaliações da rede pública em Minas Gerais

A educação municipal de Uberaba recebeu nesta quinta-feira uma notícia extremamente positiva: o aumento na proficiência das avaliações do Programa de Avaliação da Alfabetização (ProAlfa) e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). As provas foram aplicadas em 2019, aos alunos dos 2º anos das redes públicas municipais e 5º e 9º da rede estadual de Minas Gerais.

De acordo com Bruno Inácio, diretor de Ensino da Secretaria de Educação de Uberaba, o crescimento em 2019, se comparado ao ano anterior foi em todos os níveis e modalidades, tanto em língua portuguesa quanto em matemática, em que se concentraram as avaliações. Para ele, é um trabalho de equipes comprometidas com o ensino-aprendizagem do aluno, engajadas em colocar Uberaba neste patamar de educação.

Os depoimentos dos diretores de escolas indicam a importância do trabalho: “Estamos em linha de ascensão. Agora estamos colhendo os frutos!”, diz Valéria Salgado da Escola Municipal Santa Maria; “Superação... resultado da competência, foco e determinação”, diz Wagno Santos, diretor da Escola Municipal São Judas e “Estou radiante de felicidade. Subimos muito novamente em todas as turmas avaliadas. Presença e proficiência”, completa Marcelo Maceno, da Escola Municipal Lourencina Palmério.

Sobre a avaliação - As avaliações são realizadas dentro do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) que tem auxiliado na implementação, reformulação e monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no estado e na promoção da equidade. Em 2019, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública aplicou os testes nos dias 12 e 13 de novembro. Foram avaliados cerca de 770 mil crianças e jovens, da rede estadual e redes municipais de Minas Gerais. Os estudantes foram avaliados nas áreas de Língua Portuguesa – procedimentos de leitura – e Matemática.

Por meio do Proalfa foram avaliados os estudantes concluintes do 2º ano do ensino fundamental. Já no Proeb foram avaliadas as etapas de terminalidade do ensino fundamental - 5º e 9º anos – e de ensino médio: 3º ano.

Resultados da Rede Municipal de Ensino de Uberaba

 

 

 

RESULTADOS REDE MUNICIPAL DE UBERABA

 

 

COMPONENTE

2018

2019

CRESCIMENTO

PROALFA

2º ANO

LP

537,3

551,8

14,5

2º ANO

M

543,7

551

7,3

PROEB

5º ANO

LP

205,3

209

3,7

5º ANO

M

212,5

217,5

5

9º ANO

LP

252,9

254,1

1,2

9º ANO

M

250

256,5

6,5

 

Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar