WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

13/04/2018 - Uberaba sedia evento de Ginástica Estética de Grupo sábado e domingo

II Torneio Nacional e V Curso de Vivências Práticas acontecem no ginásio da Funel

A Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, promove no sábado (14) e domingo (15) o II Torneio Nacional e V Curso de Vivências Práticas de Ginástica Estética de Grupo. O evento acontece no ginásio da Funel, das 8h às 16h30, Rua Segismundo Mendes, s/n, Centro.

A competição será disputada por equipes de 8 a 10 anos, de 10 a 12, de 12 a 14 e de 15 anos acima, no sentido de promover o desenvolvimento, a popularização e a divulgação da Ginástica Estética de Grupo como um esporte para auxiliar nos domínios social, físico e cognitivo, considerando o esporte como um veículo importante no setor educacional e social.

Também visa favorecer a parte disciplinar dos participantes, o respeito em si e disseminar a prática da Ginástica Estética de Grupo em todo o país nas categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto, aprimorando e elevando o nível técnico de equipes, árbitros, técnicos, dirigentes esportivos e todas as pessoas envolvidas em eventos organizados pela Confederação Brasileira de Ginástica Estética de Grupo.

Essa é uma modalidade relativamente nova da ginástica de natureza feminina. Foi fundada na Finlândia e o primeiro Campeonato Mundial ocorreu apenas em 2000. Todas as regras de Ginástica Estética  são definidos pela Federação Internacional de Ginástica Estética de Grupo (IFAGG), que foi fundada em 2003.

A Ginástica Estética tem muitas características semelhantes com a Ginástica Rítmica, mas são considerados esportes diferentes. As equipes de AGG são mais numerosas e os movimentos são mais ligados e amplos. Não há aparelhos utilizados em competições internacionais, diferente da rítmica, conhecida pelo seu trabalho com aparelhos manuseáveis como arcos, fitas e bolas. Os aparelhos são usados apenas em festivais nacionais de ginástica estética. No entanto, pode ser considerada como um tipo muito mais complicado de esporte, uma vez que inclui recursos de ginástica rítmica, dança e acrobacia.

A movimentação é baseada em movimentos naturais do corpo. Tais movimentos incluem saltitos, ondas de corpo, saltos, balanços, equilíbrios, rotações e passos de dança. Todos os movimentos devem suavemente fluir de um elemento para outro. Na AGG as coreografias duram quase três minutos.

Aurélio Veloso - (Comunicação-Funel)

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar