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Educação e Cultura

08/11/2017 - Professores contribuem para aumentar o índice de leitores no Brasil

Secretaria de Educação promove Seminário para formação de professores leitores nesta quarta

Formar uma criança leitora não é tarefa fácil, mas é uma das metas da educação básica no Brasil. Um desafio e tanto para os professores que ganharam a liderança de maiores incentivadores da leitura, passando à frente das mães na pesquisa feita pelo Ibope Inteligência, a pedido do Instituto Pró-Livro formado pela Câmara Brasileira do Livro, Sindicato Nacional de Editores e Associação Brasileira dos Editores de Livros Escolares. Em Uberaba, a formação de Professores Leitores é está no planejamento da Secretaria Municipal de Educação e o Seminário Leiture-se, vai trabalhar esse tema, nesta quarta-feira (08), no Anfiteatro Mário Pimenta Camargo.


O evento promovido pelo Departamento de Arte, Cultura e Projetos Especiais terá participação de professores, equipe pedagógica e auxiliares de bibliotecas das unidades municipais e do convidado Professor Doutor Carlos Francisco de Morais, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).


O Seminário é uma das ações do Proler na cidade, com atividades realizadas nas 69 unidades escolares do município. O Seminário pretende movimentar ainda mais a utilização do livro e da leitura na rede, como forma de promoção do ensino e de envolvimento dos profissionais, a fim de também pensar o projeto político pedagógico para 2018. “Queremos sensibilizar os profissionais para que tenham um olhar especial da literatura dentro da estrutura curricular que seguimos”, diz Edilene Leal, diretora de Apoio à Educação Básica.


Ela ainda lembra que a intenção é fomentar a parceria das universidades com a proposta da literatura na educação básica, projeto a ser sistematizado também nos próximos anos. Para isso, os universitários da UFTM, IFTM e Uniube também foram convidados a participar do Seminário.


As unidades escolares também receberão um Compêndio Literário, elaborado a partir do trabalho literário realizado ao longo do ano, com formação de profissionais e ressignificação das bibliotecas escolares.

Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

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