WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Educação e Cultura

23/07/2016 - Projeto de arborização e paisagismo de Uberaba terá start em escolas e Cemeis na segunda-feira

Depois de muito estudo, serão plantadas mudas de árvores do cerrado e frutíferas, como Pau-Brasil e Goiabeiras


Dando continuidade ao trabalho de educação ambiental, desenvolvido pelo biólogo Luís Gustavo Ferreira de Oliveira, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi feita uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Seman), para que as Escolas Municipais, Cemeis e Cemeas recebam o plantio de árvores como Flamboyant Mirim, Chuva de Ouro, Ipês amarelos e brancos, Pau-Brasil, Acerola, Amoreira Preta, Pitangueira, Goiabeiras, entre outras. A ação, é o start do projeto “Uberaba Verde”, que terá início na segunda-feira (25). Até o final da semana as unidades terão recebido 674 mudas.


O objetivo é promover a Arborização e Paisagismo nas unidades municipais, baseado em um diagnóstico ambiental realizado na parceria entre a Semed e a Semam. O estudo foi realizado pelos biólogos Luís Gustavo Ferreira de Oliveira (Semed) e Paulo César Franco (Semam).


Luis Gustavo informa que a pesquisa avaliou os espaços nas unidades e a compatibilidade das árvores para aquele ambiente. Além disso, foram verificadas espécies não nocivas à saúde das crianças e jovens e os cuidados necessários que evitem danos às estruturas físicas e à saúde das pessoas, uma vez que existem espécies tóxicas ou que, por suas características biológicas, atraem muitas abelhas ou ainda, produzem odores que acabam gerando transtornos.


A secretária de Educação Silvana Elias sugeriu que o projeto fosse realizado com a participação de gestores, conselheiros escolares, Agentes de Meio Ambiente, Grêmios Estudantis e professores-orientadores, que serão os multiplicadores e desenvolvedores dos projetos, pois não basta plantar, é preciso cuidar do crescimento das plantas. “É preciso regar, controlar o ataque de formigas e outras pragas. Serão realizadas atividades de Educação Ambiental para reforçar a ideia de que todos os envolvidos 'adotem' as mudas”, comenta Luis Gustavo. Além disso, ele ressalta que foi escolhido o período de férias para que o trabalho seja mais rápido e não atrapalhe ou cause constrangimentos no início das aulas.


Em setembro, quando se comemora o Dia da Árvore, serão feitas outras atividades que fomentam a preservação ambiental e dão seguimento a este projeto.


Jorn. Monica Cussi
Comunicação Semed/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Educação e Cultura



Voltar