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Educação e Cultura

17/06/2016 - Uberaba é polo de Educação Inclusiva e lança mais uma ferramenta: o Projeto Labor

Nesta quarta-feira (15), foi lançado o Grupo Labor, desenvolvido pelo departamento de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O programa pretende alcançar a inserção de alunos com necessidades especiais no mercado de trabalho e já atende a 50 portadores de necessidades especiais. A chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Semed, Denise Scussel, fez uma breve explicação sobre o programa, que já começou a ser implementado no fim de maio, em parceria com o Instituto dos Cegos do Brasil Central. Vinte e três jovens do próprio instituto participam das oficinas temáticas, assim como 21 alunos da Escola Uberaba e outros seis adolescentes que a procuraram de forma independente.

Para a secretária de Educação Silvana Elias, destacou vários pontos da evolução da educação inclusiva em Uberaba, uma delas com a criação do Crei (Centro de Referência em Educação Inclusiva) e também das conquistas dentro das escolas, com as salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com um professor e um profissional de apoio para os alunos com necessidades especiais. Vale ressaltar que todas as 69 unidades escolares municipais têm uma sala de AEE. “Uberaba foge à regra de muitos municípios do Brasil em relação à Educação Inclusiva. Estamos ali para cuidar da pessoa como um todo, de um ser que merece respeito e dignidade”.

Ela ainda citou as importantes parcerias, com o Instituto dos Cegos e o presente que a Educação Inclusiva ganhou, recebendo dois micro-ônibus com acessibilidade. “Uberaba coroará o ano de 2016 marcando mais um gol para a educação na inclusão”, finaliza.

A mãe da Giovana, aluna com necessidades especiais, Aparecida de Fátima, afirma que vê nos olhos da filha, a felicidade ao acordar cedo e se aprontar para ir para a Escola Municipal Uberaba (referência na educação inclusiva municipal). “Hoje eu vim falar das minhas experiências com a minha filha, ao longo de 32 anos. Esse projeto veio coroar a educação inclusiva em Uberaba e ajudar os pais que precisam inserir os filhos, enxergando outras possibilidades de estar na sociedade”, desabafa.

O prefeito Paulo Piau parabenizou mais uma vez a equipe da Semed e falou da criatividade dos profissionais, que como este projeto, não perde a oportunidade de promover instrumentos de pedagogia. “Quero agradecer por mais essa iniciativa que vai fazer com que Uberaba aproveite tudo que já existe na educação inclusiva. Esperamos que contratar pessoas com necessidades especiais, para as empresas, não seja uma obrigação, mas sim uma mudança de cultura, que começa na escola. Com um projeto dessa natureza convencemos a todos que tem que ser um processo natural. A cidade marca posição de referência para 39 municípios para a educação inclusiva”, pontua.

Denise Scussel, do Departamento de Educação Inclusiva considera que, a partir de mais esta iniciativa, é preciso fazer uma reflexão a respeito da educação inclusiva, pois acredita que em no contexto educacional, os professores, pais e equipe escolar estão em busca de uma educação que compreenda e valorize o ser humano naquilo que ele é e acredita. “Na atual gestão, a educação inclusiva fez valer a inclusão e recebeu investimentos como o Crei, que atende semanalmente 208 alunos, com equipe multiprofissional”, além disso, o departamento de educação inclusiva acompanha o trabalho das salas de recursos multifuncionais em 57 unidades educacionais, com assessoramento aos professores de AEE. Os profissionais de apoio atendem mais de 1300 alunos matriculados na rede e outros com distúrbios de aprendizagem matriculados. “Uberaba é polo na educação inclusiva, com apoio a 39 municípios. Agradecemos o olhar dessa gestão e o esforço coletivo para a inclusão”, completa.

Grupo Labor - Atende jovens com deficiência, egressos de instituições especializadas, escolas municipais e estaduais ou que ainda não terminaram seus estudos. A meta é trabalhar a autonomia profissional do adolescente com deficiência e, ainda, despertar a descoberta de capacidades técnicas úteis para o mercado de trabalho. O Labor insere-se na perspectiva da Semed de viabilizar e estimular a criação de mais políticas públicas voltadas para a educação especial no município. O projeto consiste na oferta de uma série de oficinas práticas como forma de despertar o interesse e o talento para variadas atividades. Artesanato, atividades domésticas, música, teatro, agricultura, higiene e empreendedorismo são algumas das vertentes trabalhadas no projeto.

“Neste primeiro momento, as aulas funcionam no período matutino, mas existe a perspectiva de ampliar as oficinas para o vespertino à medida que o projeto for crescendo e atraindo mais participantes”, informa Denise. Ela ressalta, ainda, que o projeto é destinado a qualquer aluno da rede pública de ensino, com idade igual ou superior a 15 anos.

Jorn. Monica Cussi

Comunicação Semed/PMU

 
 
 

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